O escocês Dario Franchitti confirmou o bom desempenho no circuito oval de Milwaukee e garantiu a pole position para a corrida da Fórmula Indy deste domingo, depois de dominar os treinos livres da sexta-feira. O brasileiro Hélio Castroneves largará da segunda posição do grid.

O resultado acirrou a disputa no campeonato. Segundo colocado na classificação geral, Franchitti terá a oportunidade de reduzir a diferença de 21 pontos para o líder Will Power. O australiano, que tem dificuldades em circuitos ovais, vai largar somente da 17.ª posição.

Companheiro de Power na Penske, o brasileiro Hélio Castroneves comemorou a boa posição na largada. “Depois de um bom resultado no Texas (quarto colocado na segunda prova da etapa), as coisas começaram a melhor para nós e essa posição é o que precisávamos. Claro que eu preferia a pole, mas no final do dia eu me contento com o segundo posto. É uma boa posição para começar a corrida”, comentou.

Castroneves será seguido pelo neozelandês Scott Dixon e pelo compatriota Tony Kanaan. Bia Figueiredo vai sair da 11ª posição, enquanto Vitor Meira largará do 22.º posto do grid.

O treino classificatório deste sábado foi marcado por um acidente envolvendo o carro da suíça Simona de Silvestro. Ela precisou ser encaminhada para o hospital. Mas, segundo seu porta-voz, está consciente e passa bem.

Confira os dez primeiros colocados do grid:

1.º – Dario Franchitti

2.º – Hélio Castroneves

3.º – Scott Dixon

4.º – Tony Kanaan

5.º – Takuma Sato

6.º – E.J. Viso

7.º – Ryan Hunter-Reay

8.º – Ryan Briscoe

9.º – Marco Andretti

10.º – Oriol Servia

11.º – Bia Figueiredo

22.º – Vitor Meira