Hanseníase e tuberculose são temas de capacitação da saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria da Atenção Básica (CAB), está convidando o Conselho Municipal de Saúde e os conselhos distritais para participar de uma capacitação sobre tuberculose e hanseníase, com intuito de estabelecer parcerias e mobilizar a comunidade a procurar tratamento preventivo para os casos de hanseníase e a tuberculose. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria da Atenção Básica (CAB), está convidando o Conselho Municipal de Saúde e os conselhos distritais para participar de uma capacitação sobre tuberculose e hanseníase, com intuito de estabelecer parcerias e mobilizar a comunidade a procurar tratamento preventivo para os casos de hanseníase e a tuberculose.
De acordo com a gerente técnica de doenças transmissíveis da CAB, Andréia Souza Pinto da Silva, o atendimento às duas enfermidades é feito em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com profissionais que fazem o diagnóstico e tratamento. “Temos constatado que muitas pessoas que têm os sintomas não vão procurar a confirmação enquanto o problema está em estágio inicial e, quando chegam a procurar auxílio médico, a situação já alcança nível crítico. Por isso, estamos buscando o apoio dos conselheiros para divulgar a necessidade de se diagnosticar precocemente a doença”, explicou a profissional de saúde.
No ano de 2010, foram detectados em Campo Grande 26 casos de hanseníase multibacilar e 101 de tuberculose bacteriana positiva e a expectativa da Sesau é que este número reduza ainda mais. “Os pacientes precisam ter a consciência que o tratamento quando feito em estágio inicial e corretamente tem cura. No caso da tuberculose, a duração é de seis meses a um ano e na hanseníase até dois anos e não pode parar, pois se perde o que foi feito em termos clínicos”, alertou Andréia.
Serviço – O treinamento será realizado em todos os conselhos distritais nos dias 19, 20,26 e 27 de julho. Os interessados em participar podem confirmar a presença nos emails: [email protected] e [email protected] Confira abaixo os endereços dos locais e os horários onde irão ocorrer as capacitações:
19/07 – Distrito Sanitário Norte – 13h30min – Local: UPA Coronel Antonino (Rua Dr. Meireles, s/n, Coronel Antonino –1° Andar)
20/07 – Distrito Sanitário Sul – 13h30min – Local: Escola de Governo (Avenida Senador Filinto Muller, 1480, Vila Piratininga)
26/07 – Distrito Sanitário Oeste – 13h30min – Local: Hospital Evangélico (Rua Américo Marques, 203, Flamingos)
27/07 – Distrito Sanitário Oeste – 13h30min – Local: Planurb (Rua Hélio Castro Maia, 279, Jd. Paulista).
Notícias mais lidas agora
- Militar do Exército invade delegacia e tenta tirar namorada da Deam à força durante denúncia de agressão
- Homem é linchado por populares com tijolos após suspeita de estupro de menina em Campo Grande
- VÍDEO: Carro é destruído em incêndio a caminho de oficina no bairro São Francisco
- Membro de organização criminosa, traficante morre em confronto com a polícia em MS
Últimas Notícias
Terceiro deputado federal de MS assina PEC que prevê fim da escala 6×1
Geraldo Resende (PSDB) informou, via post na rede social X, que a redução da jornada de trabalho é “algo que já é adotado no Reino Unido, França, Alemanha e Bélgica”
Ex que matou mulher e atual namorado já foi preso por tentar matar homem esfaqueado durante pescaria
Suspeito está foragido desde a madrugada desta segunda-feira (11)
Contrato de São Gabriel do Oeste com empreiteira investigada recebe aditivo de mais de R$ 4 milhões
Empresa é investigada na Operação Trumper e possuía contrato com a Prefeitura de Sidrolândia
TRE-MS nega recurso de candidato a prefeito que gravou vídeo em balneário de Caarapó
Gordo da Tigre foi multado pelo TRE-MS ainda na pré-candidatura
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.