Geral

Governador culpa delegacias do interior por redução de informações sobre segurança pública

Questionado porque os dados repassados ao Governo Federal sobre segurança pública de Mato Grosso do Sul diminuíram, o governador André Puccinelli disse que o Estado reduziu o volume de informações repassadas ao SINESPJC (Sistema Nacional de Estatísticas em Segurança Pública e Justiça Criminal) porque algumas delegacias do interior demoram em repassar esses dados. As declarações […]

Arquivo Publicado em 01/12/2011, às 13h36

None
1606014331.jpg

Questionado porque os dados repassados ao Governo Federal sobre segurança pública de Mato Grosso do Sul diminuíram, o governador André Puccinelli disse que o Estado reduziu o volume de informações repassadas ao SINESPJC (Sistema Nacional de Estatísticas em Segurança Pública e Justiça Criminal) porque algumas delegacias do interior demoram em repassar esses dados.


As declarações foram feitas durante o lançamento oficial do Plano de Policiamento Especial de Fim de Ano, que começa nesta quinta-feira (01) e segue até o dia 05 de janeiro de 2012.


Sem citar quais delegacias estariam com problemas nos repasses das informações, o governador disse que isso não compromete o trabalho que vem sendo realizado pelo governo na segurança pública.


Ponto defendido pelo comandante-geral da Polícia Militar coronel Carlos Alberto Davi. Segundo o comandante o que importa é a taxa de homicídios que diminuiu. Inclusive, ele afirmou que apesar dos investimentos na segurança pública terem diminuído como aponta o anuário, a criminalidade continua reduzindo.


Contudo, sem dados exatos, os números apresentado na 5ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, estudo que vem se consolidando como uma das principais ferramentas de disseminação de dados e estatísticas sobre a área de segurança pública, se tornam frágeis.


Segundo o próprio estudo, para a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, tanto a produção como o acesso às informações relativas ao campo da segurança são elementos essenciais para formulação, execução, monitoramento e avaliação das políticas de segurança pública para o Brasil.


O estudo divulgado na última semana revela que em Mato Grosso do Sul a taxa de crimes letais intencionais por homicídio doloso, culposo no trânsito, mortes a esclarecer e roubos de veículos diminuíram, entretanto a taxa de cobertura dos dados caiu de 81,91% para 69,67%. Ou seja, os números que já não eram exatas ficaram ainda mais frágeis. Hoje, Mato Grosso do Sul tem uma cobertura de praticamente 2/3.


A taxa de cobertura do SINESPJC informa o percentual de áreas cobertas pelas unidades policiais que atuam no Estado, e não o percentual de unidades existentes no Estado.


Outro desafio apontado no anuário é que “em paralelo ao necessário investimento na estruturação de ferramentas e tecnologias que permitam reverter o cenário de piora na qualidade da informação, o Brasil enfrenta o desafio de pactuação de regras transparentes e obrigatórias de registro e publicação dos dados na área”.


O anuário


Divulgado na última semana, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, aponta cinco anos de esforços e investimentos na compilação de informações sobre as diferentes dimensões envolvidas nas políticas nesse campo e nas ações das polícias brasileiras.


Para sistematizar as informações, a metodologia da classificação dos grupos utilizou como indicadores sintéticos: 1) média do percentual de óbitos mal definidos; 2) média do percentual de óbitos por causas externas mal definidas; 3) média das taxas de mortes por agressões e das taxas de crimes violentos letais intencionais e; 4) percentual da cobertura.


Como resultado desses indicadores padronizados foi gerado três grupos de unidades da federação mediante o emprego da análise de agrupamento hierárquico. Mato Grosso do Sul ficou classificado no Grupo 1, que é o grupo com informações mais precisas e detalhadas. Neste grupo ficaram 16 Estados brasileiros.


Para acessar o Anuário Brasileiro de Segurança Pública clique aqui.

Jornal Midiamax