O gigante da internet e o fundo de investimentos americano KKR informaram nesta terça-feira que investirão conjuntamente em um projeto de energia solar na Califórnia (oeste dos Estados Unidos), mas não informaram o montante.

“Google, KKR e (o operador de infraestruturas solares) Recurrent Energy anunciam um investimento no setor de instalações fotovoltaicas” no município de Sacramento, explica um comunicado.

“Este investimento demonstra claramente a capacidade que o setor solar tem para atrair capitais de grupos prestigiados, como o Google e o KKR”, comentou Arno Harris, diretor-geral de Recurrent Energy, que administrará o funcionamento destas infraestruturas.

Segundo Harris, a operação demonstra que o setor de energia solar “está se tornando uma parte viável e essencial de nossa economia energética”.

Três fábricas solares serão finalizadas no início de 2012 e uma quarta no decorrer deste ano. As usinas devem gerar 160 mil kilowatts/hora durante o primeiro ano de exploração, o que representa o consumo médio de 13 mil lares nos Estados Unidos, informou o comunicado.