G20 se compromete a garantir recursos necessários ao FMI
O G20 –grupo que reúne os países mais ricos e os principais emergentes– se compromete a garantir que o FMI (Fundo Monetário Internacional) disponha de recursos adequados, de acordo com o comunicado final da reunião ministerial realizada neste sábado em Paris. As vinte maiores economias desenvolvidas e emergentes prometeram ainda analisar profundamente o assunto na […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O G20 –grupo que reúne os países mais ricos e os principais emergentes– se compromete a garantir que o FMI (Fundo Monetário Internacional) disponha de recursos adequados, de acordo com o comunicado final da reunião ministerial realizada neste sábado em Paris.
As vinte maiores economias desenvolvidas e emergentes prometeram ainda analisar profundamente o assunto na cúpula de Cannes (sul da França), nos dias 3 e 4 de novembro, afirmou à France Presse uma fonte próxima às negociações. Brasil, China e Índia deixaram claro que estão dispostos a apoiar os países europeus em problemas fiscais através do FMI, com o objetivo de tentar colocar uma barreira no contágio da dívida a países como Itália ou Espanha, que ameaça o crescimento da economia mundial.
No entanto, países como Estados Unidos e Alemanha são contra esta opção. O tema dos recursos do FMI está no centro das negociações dos ministros das Finanças e autoridades de Bancos Centrais, que se reúnem neste sábado no ministério da Economia da França, presidente temporária do grupo. O G20 deve reiterar também seu compromisso a favor do crescimento mundial e o apoio aos bancos, além de saudar os avanços realizados na solução da crise da Eurozona.
Crise
O contágio para outras áreas e o impacto na precária recuperação do crescimento econômico mundial preocupa os ministros de Finanças que participaram do encontro preparatório à cúpula do G20 em Cannes (França). Além dos ministros do G20, assistiram à reunião representantes de outros países e de instituições como o FMI, o Banco Mundial e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
A situação de parte dos países centrais do grupo, os da zona do euro, com a crise da dívida soberana e as implicações que isso significa para o crescimento mundial preocupa as lideranças reunidas em Paris e alguns de seus representantes deixaram isso claro logo no começo do encontro.
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, que participou da reunião, advertiu que a crise da dívida na zona do euro pôs “em jogo o papel da Europa” no mundo e destacou que para enviar uma mensagem concreta de compromisso para uma solução será preciso antecipar o Mecanismo Europeu de Estabilidade.
O mecanismo teria de entrar em operação em meados do próximo ano e não em 2013, uma alternativa para evitar riscos de contágio da crise grega da dívida, revelou Durão Barroso. Ele lembrou que o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira já está operacional, ou seja, está disponível para a recapitalização do setor bancário europeu e para “intervir nos mercados secundários para evitar a contaminação”.
Propostas
Nas reuniões prévias de preparação da ministerial, haviam sido mencionadas diversas propostas, como a antecipação do pagamento das cotas dos países do G20 como membros do FMI para duplicar os recursos ordinários e a ampliação da rede de segurança financeira mundial diante da crise de dívida soberana dos países do euro.
A iniciativa implicaria antecipar o calendário de pagamentos original de 2012 e outorgaria ao fundo monetário a capacidade de crédito de US$ 750 bilhões. Mas esta ideia deveria contar com uma aprovação legislativa de trâmite complicado, sem esquecer que alguns países, como os Estados Unidos e o Canadá, mostraram oposição a duplicação dos recursos do FMI porque a veem como obstáculo para que os países do euro tomem medidas integrais.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.