Fundação Biblioteca Nacional empresta raridades para serem expostas na Bélgica

O Brasil será o país homenageado na edição Europália 2011, principal evento cultural da Bélgica. Ao longo do mês, diversos eventos terão como temática a cultura brasileira, entre elas quatro grandes exposições, que contarão com peças raras da Fundação Biblioteca Nacional. A presidenta Dilma Rousseff abre a Europália nesta terça-feira (4) e inaugura a exposição […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Brasil será o país homenageado na edição Europália 2011, principal evento cultural da Bélgica. Ao longo do mês, diversos eventos terão como temática a cultura brasileira, entre elas quatro grandes exposições, que contarão com peças raras da Fundação Biblioteca Nacional. A presidenta Dilma Rousseff abre a Europália nesta terça-feira (4) e inaugura a exposição Brazil, Brasil, que tem entre suas peças as Têmperas de Carlos Julião, um dos poucos artistas que retratou o cotidiano brasileiro em loco, no século XVIII.

Suas aquarelas são destaques da Divisão de Iconografia da FBN. Julião nasceu em Turim, em 1740 e tinha uma carreira militar sólida e de respeito. E durante as suas viagens registrava as imagens, muito provavelmente para presentear os seus superiores. Outra exposição que leva importantes obras da FBN (Fundação Biblioteca Nacional) é a Terra Brasilis, que estará a partir do dia 19 de outubro em Bruxelas.

Entre as raridades estão 30 desenhos da Coleção Alexandre Rodrigues Ferreira, um viajante financiado pela coroa portuguesa que registrava a fauna e flora brasileira. Em suas expedições, Ferreira levava sempre um desenhista e numa delas registrou as imagens do norte do Brasil.

O livro Barléus, de 1647, e as suas 56 gravuras avulsas também estarão na exposição Terra Brasilis. Ela foi escrita por comissão e consta que o próprio Maurício de Nassau teria cedido grande parte da documentação utilizada pelo autor.

A mostra Copacabana – Panoramas do Rio traz desenhos da Cidade Maravilhosa, imagens da capital do Império que ilustram um Rio de paisagens deslumbrantes. Já partir do dia 7 de outubro é a vez da exposição Gravura Extrema apresentar as pinturas de dois grandes artistas brasileiros, o expressionista Oswaldo Goeldi e Iberê Camargo aos visitantes do festival.

A Europália é realizada a cada dois anos, tem a sua programação estendida para os países limítrofes na região (França, Alemanha, Países Baixos e Luxemburgo) e espera atrair mais de 2 milhões de visitantes, este ano. A sede do evento será na cidade de Bruxelas e os eventos acontecem até janeiro de 2012.

Conteúdos relacionados