O frei Herculano Araújo Ribeiro, 63 anos, pode ter morrido por conta de problemas de saúde, segundo apontou a avaliação preliminar da Perícia Técnica Criminal, na manhã de hoje, na Paróquia São Francisco de Assis, localizada na Rua 14 de Julho, no bairro São Francisco – região central de Campo Grande. Equipes do 1º BPM (Batalhão da Polícia Militar) e policiais civis da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro acompanharam o trabalho dos peritos.
Policiais militares contaram que a vítima morava em um alojamento que fica na Paróquia. Ele teria saído do quarto e foi até a enfermaria do local, quando acabou se desequilibrando no corredor e bateu a cabeça em um dos pilares. O frei chegou a andar por alguns metros e caiu na varanda que dá acesso a enfermaria. Ele estava com um ferimento na testa.
Herculano foi encontrado pelo Frei Wanderlei Gomes, 44 anos, na manhã de hoje, que acionou a polícia. O fato teria ocorrido de madrugada, mas a vítima não teria pedido por socorro e por isso, o corpo foi encontrado apenas pela manhã.
De acordo com o delegado, João Eduardo Davâncio, a vítima estava anêmica e havia suspeita de ter um câncer. “Ele não gostava de falar sobre o estado de saúde com os colegas, por isso, precisamos de um laudo do Imol (Instituto Médico Odontológico Legal) para saber ao certo o que ele tinha”.
No quarto do frei foi encontrado duas carteiras de cigarros, bitucas e uma chapa de pulmão, que mostra que havia a suspeita de uma enfisema pulmonar. Todo material foi apreendido e dever ser encaminhado à perícia laboratorial. Há informações que ele poderia ser diabético, fato que também será averiguado. O caso será registrado na Depac como morte a esclarecer.
Herculano teria vindo para Campo Grande, juntamente com outros 35 freis que saíram da cidade de Rondonópolis, no Mato Grosso. Congregadores da Paróquia São Francisco falaram que estão de luto e vão divulgar uma nota de pesar sobre o fato. Ainda não há informações sobre o local do velório.