Foto mostra mulher que perdeu rosto em ataque de macaco com nova face após transplante

A norte-americana que passou por um transplante completo de face em maio deste ano, após ser agredida por um macaco em 2009, revelou o resultado da cirurgia em uma foto divulgada na última quinta-feira (11). Neste sábado (13), a publicação das fotos do novo rosto da mulher agredida pelo símio ganhou destaque nas redes sociais. Charla […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A norte-americana que passou por um transplante completo de face em maio deste ano, após ser agredida por um macaco em 2009, revelou o resultado da cirurgia em uma foto divulgada na última quinta-feira (11).

Neste sábado (13), a publicação das fotos do novo rosto da mulher agredida pelo símio ganhou destaque nas redes sociais.

Charla Nash tem 57 anos e teve a face destruída quando foi atacada pelo chimpanzé de estimação de um amigo. No ataque, o macaco arrancou parte das mãos, dos lábios, do nariz e os olhos da mulher. Ela ficou cega e desfigurada.

O chinpanzé precisou ser morto a tiros pela polícia.

Agora, dois anos após o ataque violento do macaco, a norte-americana foi fotografada no hospital em Brigham e no Women’s Hospital em Boston. Ela está muito diferente, com um novo nariz, lábios e pele da face. “Agora poderei fazer coisas que antes eu não me dava conta”, disse Nash em um comunicado.

“Poderei sentir os cheiros. Comer normalmente e não serei mais a desfigurada. Terei lábios e falarei com clareza de novo. Poderei beijar e abraçar as pessoas queridas”, comemorou.

A cirurgia plástica de transplante facial durou 20 horas no hospital, em maio, e deixou a mulher com um aspecto ‘mais harmonioso’, segundo os médicos. O transplante de rosto completo de Nash foi a terceira operação médica do tipo feita nos EUA, todos no mesmo hospital.

Uma doadora anônima forneceu o rosto, as mãos e outros tecidos que tornaram possível a cirurgia. O transplante de mão foi considerado bem-sucedido, mas as mãos novas precisaram ser removidas novamente após complicações de uma pneumonia.

Conteúdos relacionados