Fórum dos Usuários do SUS pede melhora no atendimento da UPA Coronel Antonino
Além dos inúmeros pacientes que aguardavam para ser consultados, membros do Fórum Permanente dos Usuários do SUS realizaram uma manifestação pacífica na entrada do estabelecimento.
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Além dos inúmeros pacientes que aguardavam para ser consultados, membros do Fórum Permanente dos Usuários do SUS realizaram uma manifestação pacífica na entrada do estabelecimento.
Uma grande movimentação pode ser vista na UPA (Unidade Pronto Atendimento) Walfrido Arruda, mais conhecida como Posto de Saúde do Coronel Antonino, na manhã desta terça-feira (4), em Campo Grande. Além dos inúmeros pacientes que aguardavam para ser consultados, membros do Fórum Permanente dos Usuários do SUS realizam uma manifestação pacífica na entrada do estabelecimento.
“Nossa luta é para que os médicos fiquem as quatro horas no Posto, para que realizem um exame detalhado, com mais qualidade e humanização”, explicou Diva Maria Rocha, coordenadora do Conselho local de Saúde, e também integrante do Fórum.
Com narizes de palhaços e distribuindo panfletos, os membros do Fórum exigem ainda, além do cumprimento das quatro horas, “maior resolutividade nas consultas nos UPAs, CRS e Unidades 24 horas”. “Queremos sensibilizar as pessoas sobre seus direitos. Geralmente, um médico atende, em uma hora, uns 16 pacientes. Isso não pode acontecer. Os médicos estão fazendo um tipo de ‘bico’ na saúde”, desabafa Sebastião de Campos Junior, que também faz parte do Fórum.
O Fórum Permanente dos Usuários do SUS é formado por mais de 80 entidades da capital, como associações de moradores, grupos religiosos e ONGs, em geral. De acordo com Sebastião, ontem (03) o grupo enviou documento ao Ministério Público e aos Conselhos Regional e Municipal de Saúde com as principais reivindicações.
“Sabemos que é preciso também adequações, investimentos e equipamentos na saúde pública, por isso enviamos nossa posição às autoridades”, lembrou Junior.
“A saúde está doente, falta médico, principalmente pediatra. Exigimos mais recursos e qualidade no setor”, disse Eunice Alves de Albres, coordenadora da Pastoral da Criança e membro do Fórum.
Visita do Ministro da Saúde e reclamações
Em todas as UPAs, serão colocadas faixas com as atuais bandeiras de luta do Fórum. Segundo Junior, os componentes do Fórum Permanente dos Usuários do SUS também vão se manifestar hoje à noite (4), no Palácio Popular da Cultura, onde será realizada a Conferência Estadual de Saúde, com presença do ministro do setor, Alexandre Padilha, entre outras autoridades locais.
Enquanto isso, dentro do Posto, muita gente, crianças e adultos aguardando atendimento. “Se quiser, pode procurar outro posto, fique à vontade”, é o que Maria Tereza da Silva diz ter ouvido de uma funcionária, hoje de manhã, no Posto do Coronel Antonino, ao reclamar da demora no atendimento para o filho. Mairon de Souza, 13 anos, chegou no início desta manhã, com febre e fortes dores no corpo.
“Vão passando os outros na frente, mas e o meu filho, quando vão atender? Tem que ver o que ele tem e eu preciso trabalhar”, criticou Otávio Dias Vieira, o pai de Mairon.
Já Zilda Marcelina Duarte, serviços gerais, chegou ao Posto a 1h da madrugada com a filha de 14 anos. “Ela passou pela triagem, tomou soro, mas até agora tá aguardando o médico avaliar o caso dela”, disse a mãe.
A reportagem procurou a responsável pelo local, que disse entender a manifestação do Fórum, mas pediu para entrarmos em contato com Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Fizemos um primeiro contato e aguardamos informações da Assessoria sobre a manifestação de hoje.
Resposta da Secretaria Municipal de Saúde
A Assessoria, depois de pesquisar sobre a manifestação na UPA do bairro Coronel Antonino, por volta das 11h30 desta terça (04), enviou respostas à redação do Mídia Max. Lei a nota na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande acata a manifestação do Fórum Permanente dos Usuários do SUS e reitera que a busca por um atendimento de qualidade ao usuário da rede SUS na capital, é uma meta diária dessa Secretaria.
As propostas de melhorias são discutidas pela Secretaria com a população nos Conselhos Gestores locais e Conselho Municipal de Saúde.
Nas UPAs e nos Centros Regionais de Saúde, o atendimento segue o propósito das unidades, que é priorizar a atenção aos casos de urgência”.
ASSESSORIA TÉCNICA DE COMUNICAÇÃO/
SESAU/CG
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