A televisão estatal líbia informou neste domingo que forças leais ao líder Muamar Kadafi retomaram a cidade petrolífera de Brega, no leste da Líbia, avançando rapidamente sobre as forças rebeldes, que são pouco equipadas e mal organizadas. A informação não pôde ser confirmada e a televisão líbia já fez relatos falsos sobre a tomada de território.

As forças de Kadafi avançaram em direção ao território rebelde no sábado, chegando a apenas 40 quilômetros de Brega, local de um importante terminal petrolífero. As informações divulgadas neste domingo indicavam que a cidade estava “limpa de gangues armadas”.

Os rebeldes sofreram uma série de derrotas nos últimos dias, um grande recuo para as forças de oposição que apenas uma semana atrás detinham toda a metade leste do país e se dirigiam para a capital, Trípoli.

Os rebeldes pediram a instalação de uma zona de exclusão aérea, afirmando que não têm como enfrentar os jatos de combate de Kadafi. No sábado, a Liga Árabe pediu ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que impusesse a zona de exclusão, aumentando a pressão sobre os Estados Unidos e outras potências ocidentais a tomar a medida, à qual a maioria expressou fortes reservas.

Um câmera da rede de televisão Al-Jazeera, Ali Hassan al-Jaber, foi morto nas imediações de Benghazi. Segundo a emissora, ele foi vítima de uma emboscada. O correspondente Baybah Wald Amhadi disse que a equipe que estava no carro foi alvo de tiros quando voltava do sul de Benghazi. Al-Jaber foi atingido três vezes nas costas e um outro correspondente ficou ferido quando uma bala o atingiu perto do ouvido, disse Amhadi. “Mesmo as áreas sob controle rebelde não são totalmente seguras”, disse ele.

No sábado, um morador relatou confrontos entre forças do governo e rebeldes em Misrata, território ocupado por forças leais a Kadafi. Misrata é a terceira maior cidade do país e fica a 200 quilômetros a sudeste de Trípoli.