O filho de Eliza Samudio faz um ano nesta quinta-feira (10), mas a festa será no próximo domingo (13), conta a mãe da modelo, Sônia Fátima Moura. Eliza tentava provar na Justiça que o goleiro Bruno Fernandes é o pai da criança. A festa vai ser em Campo Grande (MS), com a presença de primos e tios.

Sônia Fátima Moura falou ao G1 por telefone nesta quinta-feira (10). “Hoje é aniversário do Bruninho, e, na terça-feira (22) a mãe dele faria 26 anos”. Nesse momento, Sônia se emociona e diz: “é muito doloroso porque não posso dar um abraço nela, um telefonema; não sei o que fizeram com a minha filha. É o primeiro ano de vida de Bruninho”, contou a avó do menino.

“Bruninho não tem consciência do que aconteceu com ele; ele é igual à mãe: extremamente feliz, alegre e saudável”, conta a Sônia, com quem a criança mora no Mato Grosso do Sul. Ainda segundo ela, a criança tem paixão por bichos e carrinhos, mas, “se alguém traz uma bola, ele para tudo para jogar futebol. Ele ainda não tem time, mas já levanta as mãozinhas e vibra ao ouvir um grito de gol pela televisão”, relatou.

O menino dorme no quarto com a avó e já tem quatro dentes, pesa 12 kg, e tem 83 cm de altura. “Ele vai ser alto, como a Eliza. Com 14 anos, ela já era mais alta do que eu, que tenho 1,65 m”, fala a avó. “Os cabelos de Bruninho são castanhos como os de Eliza e estão crescendo encaracolados. Muita gente fala que ele é parecido com o Bruno (Fernandes), mas eu olho para ele e só consigo ver a mãe”, diz Sônia.

A criança ainda não foi para a escolinha. A avó conta que pretende matriculá-lo em breve, mas que ele ainda é muito pequeno e apegado a ela. “Ele tem medo de ficar sozinho. Assim que acorda, ele já me chama e também não consigo ficar longe dele, não. Acredito que ele passou por um trauma, por ter sido arrancado da mãe daquele jeito”, disse.

De acordo com a mãe de Eliza, fotos da modelo estão espalhadas por toda a casa e ele aponta para elas quando alguém pergunta “cadê a sua mãe?”.

Ela diz que a família dela já é muito apegada à criança, especialmente o filho de Sônia, que tem 12 anos. Segundo a mãe de Eliza, o menino não tem contato com Bruno, nem com o avô Luiz Carlos Samudio, de acordo com Sônia. “Nestes 7 meses, ele nunca entrou em contato pra saber se Bruninho está bem. Eu jamais impediria acesso ao neto dele. Se a Justiça determinar direito de visita, vou respeitar, afinal, ele é avô também.”

Em entrevista por telefone, o pai de Eliza, Luiz Carlos Samudio, disse ao G1 que não tem acesso à criança e só tem notícias por meio de um irmão de Sônia, com quem ele diz ter um bom relacionamento. “Na última vez em que estive em Belo Horizonte, tentei ver meu neto, mas Sônia embarcou no primeiro avião assim que soube que eu chegaria. É muito complicado, pois Eliza passou 20 anos da vida comigo e tudo o que me restou foi um pedacinho dela, que é o Bruninho”.

Entenda o caso
Em 2009, Eliza teve um relacionamento com o goleiro Bruno, engravidou e afirmou que o pai de seu filho é o atleta.  Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, Eliza foi morta em junho de 2010. O corpo de Eliza não foi encontrado.

A Justiça de Minas Gerais aceitou a denúncia do Ministério Público contra Bruno Fernandes e outros 8 envolvidos no desaparecimento e morte de Eliza e, a pedido do MP, decretou a prisão preventiva de todos os acusados.

Dayanne, a ex-mulher de Bruno, Fernanda Gomes de Castro, o caseiro do sítio, Elenílson Vítor da Silva, e Wemerson Marques, o Coxinha, estão soltos e respondem ao processo de homicídio de Eliza em liberdade. O goleiro, o amigo Macarrão e o primo Sérgio continuam presos e vão a júri popular por sequestro e cárcere privado, homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, também está preso e vai responder no júri popular por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.