A Fifa voltou a criticar a preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e se disse ‘preocupada’ até mesmo em relação às obras do Maracanã. Em um discurso feito em Moscou, na Rússia, nesta sexta-feira, 24, o secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, deixou claro a insatisfação da entidade em relação ao Brasil. “Não temos nem estádio e nem aeroportos”, disse Valcke, lamentando a demora nas obras.

A entidade pressiona o governo brasileiro e a por maior rapidez nas obras. Para se ter uma ideia, o orçamento para as obras do Maracanã só foram fechadas na semana passada, quando também terminou o prazo estipulado pela Fifa para alterações nos projetos dos estádios das 12 cidades-sedes.

No dia 15, a Câmara aprovou o primeiro passo para a realização de obras para a Copa e os Olímpicos, em 2016. Por 272 votos a favor, 76 contra e três abstenções, os deputados aprovaram o texto básico da medida provisória que cria regras especiais de para a construção de estádios para Copa e as Olimpíadas, – conhecido como Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC).

Mas a votação da medida provisória só será concluída com a votação das propostas de mudanças apresentadas pela oposição, o que deverá ocorrer na próxima semana.