Duas grandes festas de virada do ano devem reunir mais de 2 milhões de pessoas para comemorar a chegada de 2012 na maior cidade do país. Em São Paulo, o tradicional show e a queima de fogos na Avenida Paulista e o réveillon da Represa de Guarapiranga terão várias atrações.

Na Paulista, o espetáculo pirotécnico vai durar 15 minutos, 13 telões espalhados pela avenida e um palco com 1.000 metros quadrados de área vão mostrar, a partir das 20h, os shows dos grupos Restart e Ultrage a Rigor, além de Roberta Miranda, Rio Negro e Solimões, Jota Quest, KLB e a bateria da Escola de Samba Vai-Vai, campeã do carnaval paulistano de 2011.

Está programada também uma apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica do Sesi-SP, regida pelo maestro João Carlos Martins. Além do Hino Nacional, a orquestra vai tocar músicas regionais e fazer uma “viagem musical” por ritmos do Brasil.

Para facilitar o acesso do público à festa, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela do metrô estarão funcionando durante a madrugada do primeiro dia do ano. Algumas ruas da região da Avenida Paulista, em compensação, estarão fechadas para os carros.

 Avenida Paulista também terá dez ambulatórios com médicos, enfermeiros e ambulâncias e 80 postos de venda de alimentação e bebida. A segurança do público será feita por 2,9 mil homens da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e de empresas privadas. A prefeitura de São Paulo estima que 2 milhões de pessoas participem da festa.

Na segunda edição do réveillon da Represa de Guarapiranga, na região sul da capital, são esperadas pelo menos 20 mil pessoas. O padre Marcelo Rossi abrirá a festa às 20h. Depois, sobem ao palco Josy de Oliveira, Banda Live Rock, a dupla Marcos e Belutti e a os Filhos de Olodum.

A previsão é que a festa acabe por volta das 2h. Para a festa na área da represa, está sendo montado um palco com 360 metros quadrados de área, além de dois telões e equipamentos de som com mais de 150 mil watts de potência.

Também serão montadas estruturas para atendimento de emergências e para segurança. Cerca de 350 homens da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e de empresas privadas serão os responsáveis pela a segurança dos que forem à festa.