Além de bons genes, prática de exercícios, alimentação e hábitos saudáveis, os cuidados com a saúde parecem exercer um papel fundamental na longevidade e no bem-estar. De acordo com os especialistas, isso inclui o check-up anual. Nesta época de fim de ano, quando muitos estão de férias, pode ser considerado um ótimo momento para se tratar.

Um Estudo conduzido pelo National Institute on Aging, nos Estados Unidos, busca compreender fatores genéticos, ambientais e comportamentais que contribuem para algumas pessoas viverem bem até 100 anos de idade ou mais. O censo mais recente daquele país revela que, por volta do ano 2050, mais de 800 mil americanos entrarão no segundo século de vida.

“Inúmeras doenças, quando diagnosticadas no início, através dos check-ups de rotina, têm um prognóstico favorável. Isso significa que o que antes poderia ser fatal, agora pode ser tratado como doença crônica, permitindo ao paciente viver mais e melhor. De nada valeria investir em medicamentos e equipamentos com tecnologia de ponta se não houvesse essa mudança cultural na população, que hoje já encara muito bem os exames anuais”, diz o médico Rafael Ayoub, coordenador médico do Check-up CDB, em São Paulo.

Dentre os exames mais indicados para avaliar a saúde do homem e da mulher estão mamografia, papanicolau, exame colesterol e triglicerídeos, controle da tireoide, densitometria óssea, eletrocardiograma, teste ergométrico, ecodopplercardiograma, autoexame da pele.

Conforme os especialistas, o uso diário de protetor solar e o autoexame ainda são as melhores medidas de prevenção. Ainda mais agora, que entramos oficialmente na estação de verão e as temperaturas prometem ser altas. É importante prestar atenção na presença de manchas disformes, pintas escuras ou malcheirosas.

Na dúvida, é sempre recomendável procurar um médico ou especialista na área e solicitar mais orientações.