A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) divulgou neste sábado (26) o calendário de competições para o ano que vem.

Conforme o cronograma, as disputas começam logo em janeiro, com o Estadual Sub-18, e terminam no mês de dezembro, com a Copa Pantanal.

O Estadual Sub-18 abre o calendário. A competição, responsável por revelar boa parte dos jogadores que sobem para o profissional, segue até o mês de maio.

Entre os meses de fevereiro e março, acontece o Estadual Feminino. Já o Estadual da Série A, principal competição do calendário, foi readequado aos demais torneios regionais do país e será realizado entre fevereiro e maio.

Paralelamente, acontece entre março e maio a Copa do Brasil e Futebol feminino. O Comercial, que representou Mato Grosso do Sul nas duas edições anteriores, saiu logo na primeira rodada.

Duas equipes sul-mato-grossenses, campeã e vice do Estadual, devem disputar a Copa do Brasil, que começa em março e segue até julho. Porém, desde 2008, quando o Misto de Três Lagoas passou pelo Campinense-PB, uma equipe de MS não avança à segunda fase.

Entre os meses de maio e agosto, três competições devem movimentar os gramados locais: Estadual Série B, que garante aos quatro primeiros o acesso à divisão de elite; e dois estaduais de base: Sub-12 e Sub-14.

Ainda em maio, começa o Brasileirão Série D, que contará com a presença do campeão sul-mato-grossense.

A Copa Pantanal, que começa em agosto, ficará responsável por encerrar as atividades da FFMS no ano de 2012 no mês de dezembro.