Um novo problema no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) provoca, desde o início da manhã desta quarta-feira (2), problemas no recebimento das declarações de Imposto de Renda pela Recita Federal de todo país e a paralisação do atendimento informatizado em todos os postos de vistoria, habilitação e identificação civil do departamento dos Detrans do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal. O Detran de Mato Grosso do Sul também foi afetado

Na quinta-feira (24), uma outra falha no Serpro também provocou a paralisação no atendimento informatizado de todos os postos do departamento dos Detrans de todo o país.

O Serpro divulgou uma nota sobre o problema, mas não estabelece quais estados estão sendo atingidos e não informa também uma previsão para o retorno das operações.

“O Serpro comunica que o seu centro de dados em São Paulo está fora do ar. Ele apresentou falha no sistema de contra variações de energia elétrica. Com isso, os serviços baseados neste ambiente estão instáveis. O Serpro está tomando as medidas necessárias para que a situação volte ao normal o quanto antes”, diz a nota.

Segundo a assessoria do , o Denatran informou que o problema ocorreu devido a uma pane elétrica no Serpro de São Paulo por causa das chuvas no estado.

O Detran do Paraná confirmou que há paralisação desde às 9h desta quarta; no Distrito Federal a pane foi constatada às 8h e, em Minas Gerais, o chefe da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor do Detran, Anderson França Menezes, informou que o sistema nacional está fora do ar também desde às 8h.

Declarações de IR

O supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, informou nesta quarta-feira que há problemas no recebimento das declarações na manhã de hoje em todo o país.

“Por problemas no Serpro de São Paulo, nós não estamos recebendo as declarações agora de manhã. Mas o contribuinte consegue baixar o programa. Ontem, recebemos normalmente”, disse Adir, da Receita Federal, a jornalistas.

O supervisor informou não saber quando o problema estará solucionado. Ele estimou, porém, que as declarações poderão voltar a ser enviadas entre as 11h30 e 12h desta quarta-feira. Segundo ele, a Receita Federal recebeu 153 mil declarações até o fim desta terça-feira, volume maior do que os 125 mil documentos recebidos em igual período do ano passado.

De acordo com Adir, a página da Receita na está funcionando normalmente, permitindo o download dos programas. De acordo com o Fisco, apenas a transmissão foi afetada e quem já havia enviado a declaração ontem não precisa se preocupar. “Quem mandou está tudo certinho. Não tem problema de arquivo. Não tem nenhum problema que não seja esse [envio do documento]. Quem está tentando mandar, não está conseguindo”, declarou.