O deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS) participou esta semana da reunião da bancada federal do estado em apoio à candidatura da desembargadora federal Suzana Camargo Gomes para o cargo de ministra do STJ (Supremo Tribunal de Justiça).

Oriunda do Mato Grosso do Sul, seria a primeira mulher do estado a ocupar este posto na história do STJ. “A desembargadora Suzana Camargo tem uma história devotada ao Direito. Sua trajetória é pontilhada por intenso compromisso com as melhores virtudes da judicatura. Nosso esforço em defesa de sua promoção retrata a certeza de que o STJ será galardeado com uma jurista por excelência”, afirmou Fabio Trad.

Atuando no TRF Terceira Região, com sede em São Paulo, a desembargadora compõe a lista tríplice de magistrados a partir da qual a presidente Dilma Rousseff escolherá novo componente do Superior Tribunal de Justiça.

Trajetória

Formada pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), em 1972/73, Suzana Camargo Gomes iniciou a carreira profissional sendo nomeada procuradora do Estado do Paraná (no Governo José Richa) entre 1982 3 1987. Foi professora de Direito Comercial da PUC-PR, aprovada em primeiro lugar em concurso, publicou obras referenciais sobre Direito Eleitoral e Pequenas Causas na Justiça Federal, local que ingressou atuando por oito anos em um amplo confronto com o crime organizado e com o tráfico de drogas, exercendo a magistratura no Mato Grosso do Sul, e o juiz Odilon Vieira tornou-se um dos companheiros de jornada. Em 1995, Suzana foi promovida para o Tribunal de regional Federal, Terceira Região.