Exposição no Museu de Arte Sacra de SP reúne presépios de 20 países

O Museu de Arte Sacra de São Paulo abre na próxima terça-feira (6) uma exposição que reúne mais de 30 presépios de 20 países. Esta é a primeira vez que a exposição é feita e a ideia é montá-la todos os anos. O museu já exibe durante todo o ano exemplares de presépios que passam […]
| 04/12/2011
- 20:59
Exposição no Museu de Arte Sacra de SP reúne presépios de 20 países

O Museu de Arte Sacra de São Paulo abre na próxima terça-feira (6) uma exposição que reúne mais de 30 presépios de 20 países. Esta é a primeira vez que a exposição é feita e a ideia é montá-la todos os anos. O museu já exibe durante todo o ano exemplares de presépios que passam por um rodízio. Um deles, doado pelo artista plástico Ciccilo Mattarazzo, é exposto permanentemente. A obra tem 1.600 peças e só há mais dois presépios do mesmo nível em todo o mundo.

De acordo com a consultora do Museu de Arte Sacra, Beatriz Vicente de Azevedo, o que chama atenção na exposição é a grande variedade e as particularidades de cada obra, que reúnem aspectos regionais e culturais de cada país. A curiosidade é que, embora o tema seja o mesmo, há diferentes formas de expressão e características. “Como o presépio é uma arte popular, não segue aqueles padrões rígidos de uma arte acadêmica. O presépio do Peru, por exemplo, usa os animais dos Andes e os personagens têm feições dos índios andinos. O da Polônia, em vez de ser uma gruta, é um castelo misturado com uma catedral muito suntuosa. O do Uruguai é todo feito com produtos orgânicos”.

Segundo Beatriz de Azevedo, as obras foram trazidas pelos consulados dos países e cedidas por colecionadores particulares. “Há presépios da Polônia, do Uruguai, da Colômbia, do Chile, México, da Argentina, só Peru, de Israel, da Guatemala, Itália, dos Estados Unidos, de Portugal, do Zimbabwe, da França, de Mossi [Alto Volta África], da Nigéria, Alemanha, Espanha, de El Salvador e do Brasil. Alguns países mandaram mais de um exemplar”, declarou.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo fica na Avenida Tiradentes, 676, no bairro da Luz, na capital paulista. A entrada é gratuita apenas aos sábados, nos demais dias custa R$ 6 e R$ 3 para estudantes. A exposição vai até o dia 8 de janeiro.

Veja também

A página foi criada para dar mais transparência sobre publicidade eleitoral exibida por meio de todas as plataformas da empresa

Últimas notícias