A Associação Comunitária de Cultura e Esporte de Corumbá e o Instituto Cultural Casa África do Brasil (Iccab) estão realizando em Campo Grande, no pátio e em salas da Escola Estadual Joaquim Murtinho, uma exposição com imagens, vídeo e áudio que contam a trajetória do marinheiro negro João Cândido, líder da célebre Revolta da Chibata.  A mostra faz parte do Projeto Memória, da Fundação Banco do Brasil, e está no calendário de comemoração do Mês Nacional da Consciência negra, que tem como data de referência o dia 20 de novembro.

Segundo Edmir Abelha Moraes, presidente da Associação e membro do Iccab, o projeto garante a extensão e a preservação da memória como tema permanente presente no cotidiano da sociedade, principalmente nas escolas, entidades classistas, universidades, organizações não-governamentais e instituições que lutam por direitos humanos e combatem todo tipo de discriminação.

“Essa iniciativa deve crescer pela via do estímulo á cidadania e à igualdade entre as pessoas. Quando um projeto dessa natureza deixa de ser apenas um assunto de entidade anti-racismo ou de comunidades quilombolas e chega a outros segmentos, significa que a sociedade está sendo integrada a um clamor único por cidadania”, afirmou. A exposição dura até à próxima sexta-feira, à noite, e é aberta a todos.