Pular para o conteúdo
Geral

Exposição da SOS Mata Atlântica termina hoje em Dourados

O município de Dourados ainda mantém 2% dos 102.012 km², de Mata Atlântica existente hoje no Brasil. São 42 hectares presentes na Fazenda Coqueiro, localizada a cinco quilômetros da Cidade Universitária. Esses conhecimentos são repassados durante a Exposição SOS Mata Atlântica, promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica, que termina hoje. A Mata Atlântica é rica […]
Arquivo -

O município de Dourados ainda mantém 2% dos 102.012 km², de Mata Atlântica existente hoje no . São 42 hectares presentes na Fazenda Coqueiro, localizada a cinco quilômetros da Cidade Universitária. Esses conhecimentos são repassados durante a Exposição SOS Mata Atlântica, promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica, que termina hoje.

A Mata Atlântica é rica em espécies nativas como, cedro, bálsamo, ipê, peroba, aroeira, erva mate, entre outras. Dados do Governo mostram que a vegetação já chegou a ocupar 31 mil quilômetros quadrados no Estado. O desaparecimento da Mata Atlântica no Estado ocorreu na década de 70, com a expansão da cultura do soja influenciada pela Colônia Agrícola Nacional em Dourados (Cand).

A Mata Atlântica é um bioma presente na maior parte no território brasileiro, abrangendo ainda parte do do Paraguai e da Argentina. As florestas atlânticas são ecossistemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes. Abriga espécies que atingem de 20 a 30 metros de altura.

Foi a segunda maior floresta tropical em importância na América do Sul, em especial no Brasil. Acompanhava toda a linha do litoral brasileiro do norte do ao Rio Grande do Norte. Nas regiões Sul e Sudeste brasileiras, a Mata Atlântica chegava até a Argentina e o Paraguai.

Em função do desmatamento, principalmente a partir do século 20, encontra-se, hoje, extremamente reduzida, sendo uma das florestas tropicais mais ameaçadas do planeta.

Exposição

Dourados é a única cidade do Centro-Oeste que recebeu a exposição, segundo a bióloga e educadora ambiental do Instituto do Meio Ambiente (Imam) Helaine Nonato Camilo. Neste novo ciclo, o projeto passará por 43 cidades das regiões sul, sudeste e centro-oeste. Depois de Dourados, o caminhão seguirá para Londrina (PR).

“Em Dourados ainda existe uma pequena parte da Mata Atlântica que para muitas pessoas é desconhecida. A exposição mostra onde começa e onde termina e os benefícios que a mata traz à população e ao meio ambiente”, destacou a bióloga. Ela lembra que a última vez que a exposição esteve em Dourados foi em 2009.

Entre as atrações acontecem oficinas, exposições, jogos educativos, palestras, análise de água e exibições de filmes.

A equipe do SOS Mata Atlântica segue uma programação durante toda a semana. Neste domingo, às 10h, serão exibidas novas sessões do CineMata.

Há ainda diversas outras atividades que acontecem a qualquer hora do dia. Entre elas estão Mini Biblioteca para consultas, oficinas de desenhos e de pintura de máscaras, a brincadeira Caminho das Águas, Jogo da Cidadania, Jogo da Memória, Quebra-Cabeças Ambiental e o Mapa Interativo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados