Geral

Exposição apresenta parte da história de MS através da Companhia Matte Larangeira

Celebrando os 34 anos de Mato Grosso do Sul, a Fundação de Cultura do governo do Estado realiza de 20 de outubro até 31 de dezembro no MIS (Museu da Imagem e do Som), com entrada franca, a exposição “Memória Pública da Companhia Matte Laranjeira”. A mostra reunirá fotografias e documentos históricos que apresentam o […]

Arquivo Publicado em 17/10/2011, às 16h01

None

Celebrando os 34 anos de Mato Grosso do Sul, a Fundação de Cultura do governo do Estado realiza de 20 de outubro até 31 de dezembro no MIS (Museu da Imagem e do Som), com entrada franca, a exposição “Memória Pública da Companhia Matte Laranjeira”.

A mostra reunirá fotografias e documentos históricos que apresentam o que a Companhia representou no ciclo histórico do Estado. A responsável pela pesquisa e produção da exposição é a socióloga Fabiane Medina Cruz, que conta com o apoio dos acadêmicos de Ciências Sociais Danilo Édio Sant’ana e Bruna Leal dos Santos.

Todo o acervo documental e de imagens é mantido pelo Arquivo Público Estadual, unidade da Fundação de Cultura responsável pela catalogação e guarda de documentos históricos estaduais.

O primeiro ciclo econômico da porção sul de Mato Grosso, que se iniciou por volta de 1890, se deu por conta da Companhia Matte Larangeira. A exposição recupera parte da história de um dos mais importantes movimentos econômicos da região, que viria a se tornar Mato Grosso do Sul oito décadas depois.

Serviço:
A exposição “Memória Pública da Companhia Matte Laranjeira” faz parte das comemorações dos 34 anos do Estado e será aberta no quinta-feira (20) no MIS, que fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559. A mostra ficará disponível até dia 31 de Dezembro de 2011.

Jornal Midiamax