O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, concluiu ontem (26) de forma otimista a primeira etapa dos exames no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele faz uma bateria de testes que acabam hoje (27) para verificar os efeitos do tratamento quimioterápico a que foi submetido no ano passado.

Fernando Lugo luta contra um linfoma. Internamente, ele sofreu pressão para se licenciar do cargo e dedicar-se ao tratamento, mas recusou.

As informações são da Presidência da República do Paraguai. De acordo com os testes iniciais, Lugo não apresentou mais indícios nem sinais da existência da doença. Segundo o ministro da Informação, Augusto dos Santos, o presidente está otimista com os primeiros resultados dos exames feitos em São Paulo.

Lugo conclui hoje os exames e, em seguida, vai se reunir com os médicos para definir a próxima fase do tratamento que deve ser baseado em medicamentos anticoagulantes. O presidente está em São Paulo desde domingo (23). Ele pretende voltar à tarde para Assunção.

Em 26 de março, Lugo e a presidenta Dilma Rousseff fazem a primeira reunião de trabalho na capital paraguaia. Eles conversaram durante algum tempo, na festa da posse da presidenta, no último dia 1º.