EUA responderão aos avanços militares chineses, diz Gates
Os Estados Unidos vão responder ao crescimento militar da China, afirmou o secretário de Defesa norte-americano, Robert Gates, enquanto voava para Pequim para conversas com líderes políticos e militares chineses. Enquanto sua economia cresce, a China aumentou significativamente o investimento militar, e seus avanços mais rápidos do que o esperado em mísseis balísticos, aviões de…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os Estados Unidos vão responder ao crescimento militar da China, afirmou o secretário de Defesa norte-americano, Robert Gates, enquanto voava para Pequim para conversas com líderes políticos e militares chineses.
Enquanto sua economia cresce, a China aumentou significativamente o investimento militar, e seus avanços mais rápidos do que o esperado em mísseis balísticos, aviões de combate e outros programas estratégicos chamaram a atenção dos Estados Unidos.
Gates reconheceu que alguns dos avanços da China, se confirmados, podem eventualmente minar as tradicionais capacidades militares norte-americanas na região do Oceano Pacífico.
“Eles claramente têm o potencial de colocar nossas capacidades em risco e temos de prestar atenção neles. Temos de responder apropriadamente com nossos próprios programas”, afirmou Gates a repórteres, na noite de sábado (horário de Brasília).
“Minha esperança é de que, por meio do diálogo estratégico do qual estou falando, talvez a necessidade de algumas dessas capacidades seja reduzida”, acrescentou.
Gates citou um esboço de um orçamento de cinco anos, que ele divulgou na quinta-feira, como um exemplo de como o setor militar dos EUA pode manter sua liderança. Isso inclui investimentos em uma nova geração de bombardeiros nucleares, novos radares e comunicadores eletrônicos e uma nova tecnologia de lançamento de satélites.
Autoridades norte-americanas souberam nas últimas semanas de descobertas de avanços das capacidades militares chinesas, incluindo um programa de mísseis balísticos anti-navios, que poderiam desafiar porta-aviões norte-americanos no Pacífico.
“Eu tenho estado preocupado sobre o desenvolvimento de mísseis anti-navios e balísticos desde que assumi o cargo”, disse Gates. Ele acrescentou que a China aparenta estar “razoavelmente avançada” com seu míssil balístico anti-navios, mas afirmou que não sabia se eles já estavam operando.
A China também pode estar pronta para lançar seu primeiro porta-aviões em 2011, mais rápido do que algumas estimativas. Novas fotos indicam que o país tem um protótipo de um avião de combate invisível aos radares.
Ainda assim, Gates parecia diminuir o programa chinês. Perguntado sobre o protótipo, ele disse: “Eu acho que há algumas dúvidas sobre quão invisível” ele é.
O propósito oficial da viagem de Gates à China é de melhorar as relações com os militares chineses.
Os laços militares entre EUA e China foram suspensos durante grande parte de 2010, pois a China protestou pela proposta do presidente norte-americano, Barack Obama, de vender armas a Taiwan. A viagem de Gates à China é a demonstração mais visível de que as relações entre as nações se normalizaram.
O secretário de Defesa afirmou que não espera reviravoltas nas relações com o setor militar chinês durante a visita, dizendo que uma melhora nos laços deveria ser mais gradual.
“Eu acho que é evolutivo, particularmente no lado militar para militar”, afirmou.
A visita de Gates ocorrerá uma semana antes de o presidente chinês, Hu Jintao, ir a Washington, criando um ambiente diplomático que os EUA esperam ser bom para que Gates avance em importantes questões de segurança.
“Eu acho que o claro desejo chinês de que eu fosse primeiro, fosse à China antes do presidente Hu ir a Washington, era uma indicação do interesse deles em fortalecer sua parte nas relações”, afirmou Gates.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.