Estudo diz que alta na emissão de CO2 pode liberar gases mais potentes
Terrenos úmidos, florestas e propriedades agrícolas absorvem grandes quantidades de dióxido de carbono. Classificados como “sumidouros”, essas áreas podem se tornar menos eficazes no combate às mudanças climáticas devido à constante elevação da emissão do gás na atmosfera. Os cientistas afirmam que os ecossistemas terrestres são um freio essencial ao ritmo da mudança do clima, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Terrenos úmidos, florestas e propriedades agrícolas absorvem grandes quantidades de dióxido de carbono. Classificados como “sumidouros”, essas áreas podem se tornar menos eficazes no combate às mudanças climáticas devido à constante elevação da emissão do gás na atmosfera.
Os cientistas afirmam que os ecossistemas terrestres são um freio essencial ao ritmo da mudança do clima, porque os vegetais absorvem grandes quantidades de CO2 à medida que crescem. Isso aumentaria também o nível de carbono no solo.
Entretanto, estudo publicado na revista britânica “Nature”, elaborado por pesquisadores da Universidade do Noroeste do Arizona, dos Estados Unidos, afirma que a constante alta dos níveis de carbono pode provocar a liberação de dois outros gases de efeito estufa muito mais potentes.
Seria o óxido nitroso (N2O), que é 300 vezes mais potente como gás estufa que o CO2, e o metano (CH4), 21 vezes mais poderoso. Ambos são produzidos por micróbios no solo.
Isso significaria que o ritmo do aquecimento global pode ser mais rápido do que se pensava e que complexos modelos feitos para projetar os impactos da mudança do clima deverão ser reajustados.
De acordo com Jan van Kees Groenigen, um dos autores da pesquisa, o fato poderá reduzir em 16% as ações combativas ao aquecimento. Os resultados se baseiam a partir da análise de vários estudos e observações de campo sobre os impactos do aumento dos níveis de CO2.
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Com parecer favorável do MPF, prefeito eleito de São Gabriel deve assumir cargo
A Direção Estadual do PSD/MS destacou a importância de garantir a vontade dos eleitores expressa nas urnas
Suspeito de furtar cerca de R$ 1 milhão em produtos agrícolas em Ribas do Rio Pardo é preso em SP
Os produtos furtados foram definidos como agrotóxicos
MS registra 54 milímetros em um dia e semana será de clima ameno e chuva
Novembro começou com queda nas temperaturas e chuva em Mato Grosso do Sul
Ex-BBB Amanda Meirelles assume namoro com Thiago Pennaforte; conheça ele
Campeã do Big Brother Brasil 23, Amanda Meirelles deu uma nova chance ao amor e assumiu o namoro com Thiago Pennaforte; saiba quem ele é
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.