Estudantes de Jornalismo conhecem pecuária sustentável do Pantanal
Estudantes dos cursos de jornalismo da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) visitam fazendas pantaneiras na próxima semana. A atividade faz parte do projeto “Construção da Imagem da Pecuária Sustentável do Pantanal”, desenvolvido pela Embrapa Pantanal. Na terça-feira, dia 23, o grupo vai à fazenda […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Estudantes dos cursos de jornalismo da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) visitam fazendas pantaneiras na próxima semana. A atividade faz parte do projeto “Construção da Imagem da Pecuária Sustentável do Pantanal”, desenvolvido pela Embrapa Pantanal.
Na terça-feira, dia 23, o grupo vai à fazenda São José da Beira, a 70 quilômetros de Poconé, na estrada Transpantaneira. Os alunos da UFMT estarão acompanhados do professor Ailton Segura. A viagem foi organizada pela Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), parceira do projeto. A pesquisadora Raquel Soares e a jornalista Ana Maio, líder do projeto de comunicação, estarão interagindo com os estudantes e levando informações sobre as práticas sustentáveis aos futuros jornalistas.
Nos dias 26, 27 e 28, alunos do curso de jornalismo da UFMS vão visitar a fazenda Nhumirim, da Embrapa Pantanal, no Pantanal da Nhecolândia. A fazenda fica a 160 quilômetros de Corumbá. Esta visita deveria ter sido realizada no primeiro semestre, mas teve de ser adiada em função da cheia, que impediu o acesso por terra à propriedade.
Os alunos da UFMS estarão acompanhados do professor Marcelo Câncio, responsável pela disciplina de comunicação rural. Os pesquisadores que vão acompanhar o grupo são Suzana Salis e Carlos Padovani.
“Os estudantes de jornalismo são considerados formadores de opinião e é muito importante que eles conheçam um pouco do bioma mais conservado do país”, explicou Raquel Soares. Depois de formados, esses estudantes poderão atuar nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e precisam saber como a pecuária é praticada na planície. No ano passado, a Embrapa Pantanal, a Acrimat e as duas universidades conseguiram levar 31 estudantes de jornalismo para as duas fazendas pantaneiras.
O projeto de comunicação envolve ainda a divulgação da pecuária sustentável por meio de veículos de comunicação da região sudeste do Brasil. Desde o ano passado, uma equipe de comunicadores da Embrapa e parceiros está mantendo contatos pessoais com profissionais da imprensa, nas redações e no próprio Pantanal, para realizar essa divulgação. Veículos como Folha de S.Paulo, O Globo, Rede Globo, jornal O Dia, SBT, Band, entre outros, têm divulgado a prática sustentável da pecuária no Pantanal.
Também são parceiros do projeto a ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica), a Fundação Barbosa Rodrigues e a WCS (Associação Conservação da Vida Silvestre). As informações são da Assessoria de Imprensa da Embrapa Pantanal.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.