Espera em filas em aeroporto poderá ser limitada a 40 minutos
A Câmara analisa o Projeto de Lei 7164/10, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que limita a 40 minutos o tempo de espera do passageiro em filas de atendimento nos guichês de companhias aéreas nos aeroportos. Segundo o projeto, a comprovação do tempo de espera será feita por meio de emissão de senha, que conterá o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Câmara analisa o Projeto de Lei 7164/10, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que limita a 40 minutos o tempo de espera do passageiro em filas de atendimento nos guichês de companhias aéreas nos aeroportos.
Segundo o projeto, a comprovação do tempo de espera será feita por meio de emissão de senha, que conterá o nome da empresa aérea e do aeroporto; a data e o horário de impressão da senha; e o horário do início de atendimento.
A empresa deverá manter formulários e protocolos para preenchimento manual das solicitações de check-in e remarcação de voo em caso de eventuais falhas ou panes no sistema de informática.
Penas
As penas previstas para a companhia aérea infratora – que atingirão também seus gerentes, diretores e membros de conselhos administrativos e fiscais – são advertência, multa pecuniária variável, suspensão do exercício de cargos e a inabilitação temporária ou permanente.
As penas serão aplicadas pelo Procon. As multas poderão alcançar até 200 vezes o maior salário mínimo vigente. As penas de suspensão e inabilitação serão aplicadas quando houver infrações graves ou reincidência.
Caos aéreo
Lincoln Portela diz que o Brasil tem vivido períodos de “caos aéreos”, por causa da falta de estrutura aeroportuária, do aquecimento da economia e do aumento do número de empresas de transporte aéreo de passageiros.
“Essas últimas variantes, que poderiam ser motivos de comemoração, pois sinalizam aumento de poder aquisitivo e crescimento da demanda pelo transporte aéreo, infelizmente agravam ainda mais a péssima condição de quem, em meio aos atrasos e filas intermináveis nos guichês de atendimento, sofre com desconforto físico e prejuízos à saúde, além dos financeiros e profissionais”, afirma.
De acordo com o deputado, as empresas aéreas possuem meios técnicos para diminuir o tempo de espera nas filas, e, portanto, precisam “fazer a sua parte” na luta contra o “caos aéreo”, com investimentos em sistemas de informática confiáveis e na contratação de mão de obra.
Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 6716/09, do Senado. As duas propostas aguardam votação pelo Plenário.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
- Mulher sofre fratura no braço após ser ‘fechada’ por veículo durante ultrapassagem no Indubrasil
- Família de Begèt de Lucena precisa de doações para custos de tratamento; saiba como ajudar
- ‘Trecho crítico’ da BR-163 registra duas mortes em menos de uma semana em Campo Grande
Últimas Notícias
Identificado motorista morto em batida com carreta na BR-262 em MS
Caminhoneiro disse que motorista teria invadido pista contrária quando ocorreu o acidente
MPMS libera empresário de tornozeleira, mas não responde pedido de Claudinho Serra
Prazo para vereador réu por corrupção livrar-se de monitoramento eletrônico termina nesta semana
Homem morre na Santa Casa dois meses após ser espancado a pedradas em MS
Sergio foi socorrido em estado grave para a Capital na madrugada de 11 de agosto após as agressões em Sidrolândia
VÍDEO: Anitta se apavora ao encontrar animal improvável no fundo da piscina de sua casa
Cantora Anitta teve reação de desespero, principalmente por não saber de qual espécie se tratava
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.