O Espaço da Poesia desta sexta-feira (30) será dedicado ao Dia da Cultura de Paz. O evento, que terá abertura com o Coral da FCMS, acontece no terraço do Memorial da Cultura e Cidadania, a partir das 19h, com entrada franca.

A programação conta também com o lançamento do livro “Lixo Certo no Lugar Certo”, de Mara Calvis, que já atuou como coordenadora da Seman (Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza) e é conselheira do meio ambiente, e Heitor Simões, autor de vários livros didáticos e chefe de educação ambiental também da Seman.

Durante o evento terá apresentação do projeto PARA (Plano de Ação para Redução de Acidentes) com o comandante Major PM Alírio Villasanti Romero. O objetivo é promover uma cultura de paz no trânsito tornando-o mais seguro e humano, contribuindo na prevenção e redução de acidentes.

Na sequência, a conselheira estadual de Cultura e embaixadora Universal da Paz, Delasnieve Daspet, apresenta a palestra “O que nos faz humanos?”, dentro do contexto do Dia Estadual da Cultura de Paz. Logo após Nena Sarti, Elias Borges e Rejane Jardim realizam uma apresentação de poesias com a Boneca da Paz e o coral infantil Amor Perfeito.

O Quarteto Tocata, composto pelos violonistas Pieter Rahmeier, Marcos Araújo e Jardel Vinicius Tartari se apresenta em seguida. Criado em 2009, o grupo tem se apresentado com frequência em eventos de Campo Grande, além de ter sido a atração principal em espetáculo promovido pela Prefeitura de Ivinhema. 

O grupo de Dança Camalote, apoiado pela UFMS e que representa as danças folclóricas de Mato Grosso do Sul, se apresenta em seguida. Criado em 2003, é formado por profissionais da educação, alunos de graduação e jovens secundaristas. O trabalho desenvolvido tem suporte nas pesquisas feitas pela Profª Marlei Sigrist durante longos anos e que foram publicadas em seu livro “Chão Batido”. O objetivo do grupo é o de divulgar a cultura popular regional e conscientizar os conterrâneos sobre a importância de sua valorização na era da globalização e do descartável.

As Meninas Cantoras de Porto Murtinho fecham a apresentação do Espaço da Poesia desta sexta. Surgido em 2005, a princípio tinha o objetivo de entreter meninas do município que após o horário de aula ficavam nas ruas. O envolvimento com cada uma das meninas aumentou e hoje já são 120 cantoras com idade entre 7 e 18 anos que além dos conhecimentos musicais, aprendem língua espanhola, guarani, informática, trabalhos manuais, culinária básica e ainda têm acompanhamento psicopedagógico.