Escovar o cabelo pode levar adolescente à morte por causa da eletricidade estática

Uma menina de 13 anos na Escócia foi informada pelos seus médicos de que poderia morrer se escovasse os cabelos. Megan Stewart, que sofre de uma condição extremamente rara, chamada de “Hair Brushing Syndrome” (Síndrome da Escovação do Cabelo, em tradução livre), pode até morrer se pentear o cabelo ou tocar em uma bexiga, de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Uma menina de 13 anos na Escócia foi informada pelos seus médicos de que poderia morrer se escovasse os cabelos. Megan Stewart, que sofre de uma condição extremamente rara, chamada de “Hair Brushing Syndrome” (Síndrome da Escovação do Cabelo, em tradução livre), pode até morrer se pentear o cabelo ou tocar em uma bexiga, de acordo com o jornal Daily Mail.
A situação foi descoberta pela mãe quando estava aprontava a filha para o primeiro dia de escola primária. Médicos do Hospital Infantil Yorkhill, em Glasgow, disseram aos pais da jovem que eles já haviam visto  apenas um caso semelhante, o que obriga crianças a evitarem qualquer tipo de eletricidade estática, uma vez que esta pode causar uma reação fatal.
Sharon Stewart, mãe da menina, diz que descobriu a doença quando penteava o cabelo de Megan. “Eu estava escovando o seu cabelo quando ela caiu e seus lábios ficaram azuis. Pensei que ela estava tendo um ataque, o que nunca tinha acontecido, então nós chamamos a emergência. Foi realmente assustador, porque nós não sabíamos o que estava acontecendo”, contou. “Nós nunca havíamos ouvido falar disso e os médicos disseram que só tinham conhecimento de apenas um outro caso”, acrescentou Sharon.
Para não sofrer nenhuma reação, a adolescente tem que escovar o cabelo com a cabeça para baixo, ao lado da cama, garantindo que o ambiente esteja úmido o suficiente para evitar que produza eletricidade estática. De acordo com os médicos, a condição, que teria sido causada por causa de complicações no nascimento de Megan, cujo parto foi de alto risco, causa tonturas e pode levar a convulsões, provocando eventualmente a morte do paciente.

Conteúdos relacionados