O Desenvolvendo a América Latina reunirá as ideias mais inovadoras, em 30 horas ininterruptas de trabalho, num evento sem fronteiras e com tecnologia open data

Nos dias 3 e 4 de dezembro ocorrerá uma importante ação colaborativa em tecnologia na América Latina, o Desenvolvendo a América Latina. Mais de 400 programadores e designers de seis países – Argentina, Brasil, Chile, México, Peru e Uruguai, em equipes de até oito integrantes – colocarão em disputa, durante 30 horas, o seu conhecimento técnico e criativo no desenvolvimento de aplicações tecnológicas, utilizando dados abertos governamentais, com foco no aprimoramento da cidadania

O evento, também chamado como “Copa América do Desenvolvimento Digital”, visa estimular a criação de soluções a partir de plataformas open source, ou códigos de dados abertos, o que o torna único na América Latina e sumamente inovador. A ação tem o apoio do escritório brasileiro do W3C, que busca promover o desenvolvimento em plataformas abertas e estimular a disponibilidade de dados em formatos abertos,como parte de políticas públicas de acesso à informação.

No Brasil, os desenvolvedores estarão reunidos no Blue Tree Towers Morumbi, em São Paulo, a partir das 13h (horário de Brasília) do dia 3 de dezembro.  Ao longo da jornada, os participantes poderão consultar especialistas das áreas de educação, gestão pública e segurança, as bases de dados de ONGs e os dados abertos fornecidos pelo Governo.

Desenvolvendo a América Latina será transmitido por telões via streaming ao vivo. Também serão transmitidas entrevistas com desenvolvedores importantes do Google e com o criador da Web, Tim Berners Lee, com a finalidade de montar uma comunidade junto aos participantes. As três melhores aplicações da região receberão prêmios em dinheiro e eventuais propostas de  contratos com as diversas empresas que participarão também do evento. Os interessados podem se inscrever até 2 de dezembro, no endereço http://www.desarrollandoamerica.org.