Geral

Entidade define lista de indicados para procurador-geral

A Associação Nacional do Procuradores da República (ANPR) escolheu nesta quinta-feira (4) os nomes dos três indicados pela entidade para disputar o cargo de procurador-geral da República. A lista é composta pelos subprocuradores Rodrigo Janot Monteiro de Barros e Ela Wiecko Volkmer de Castilo e pelo atual titular do cargo desde 2009, Roberto Gurgel – […]

Arquivo Publicado em 05/05/2011, às 00h42

None

A Associação Nacional do Procuradores da República (ANPR) escolheu nesta quinta-feira (4) os nomes dos três indicados pela entidade para disputar o cargo de procurador-geral da República.


A lista é composta pelos subprocuradores Rodrigo Janot Monteiro de Barros e Ela Wiecko Volkmer de Castilo e pelo atual titular do cargo desde 2009, Roberto Gurgel – mais votado pela categoria. Caso a subprocuradora Ela Wiecko seja a escolhida da presidente Dilma, será a primeira mulher a comandar o Minstério Público.


Nesta quinta (5), o presidente da ANPR, Antonio Carlos Bigonha, entregará a lista tríplice à presidente Dilma Rousseff.  O mandato de Gurgel termina em julho deste ano.


A presidente não é obrigada a escolher um indicados na lista da ANPR, que é apenas um sugestão da categoria. Nos oito anos do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, todos os procuradores escolhidos figuravam nas listas sugeridas pela entidade.


O escolhido da presidente também precisa ser aprovado pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal.


De acordo com a lei, podem concorrer ao cargo os membros do Ministério Público Federal que possuem mais de 35 anos de idade.


A ANPR informou que o costume de consultar a categoria para contribuir com a indicação do procurador-geral da República é “uma prática democrática” preservada pela entidade.

Jornal Midiamax