Engenheiras agrônomas do Paraguai recebem capacitação da Embrapa
A Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) está recebendo duas engenheiras agrônomas do Paraguai, Naifa Izail Arza e Beatriz Gomes, para capacitação em pesquisa de produção orgânica de hortaliças, de 18 a 29 de julho. As visitantes foram recepcionadas pelo chefe-geral da Unidade, Fernando Mendes Lamas, pelo pesquisador e articulador internacional Rômulo Penna Scorza Júnior e pel…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) está recebendo duas engenheiras agrônomas do Paraguai, Naifa Izail Arza e Beatriz Gomes, para capacitação em pesquisa de produção orgânica de hortaliças, de 18 a 29 de julho.
As visitantes foram recepcionadas pelo chefe-geral da Unidade, Fernando Mendes Lamas, pelo pesquisador e articulador internacional Rômulo Penna Scorza Júnior e pelo pesquisador Ivo de Sá Motta, que é o orientador da capacitação.
As engenheiras agrônomas fazem parte do Instituto Paraguayo de Tecnologia Agraria (IPTA), instituição que tem a missão de desenvolver e difundir tecnologias de produção agropecuária. Segundo Naifa, com a vinda à Embrapa Agropecuária Oeste, elas pretendem absorver conhecimentos sobre sistemas agroecológicos de produção de hortaliças para desenvolver a tecnologia em seu país.
Para isso, foi desenvolvida uma programação em que pesquisador Ivo fará a fundamentação sobre horticultura orgânica, mostrará pesquisas da Embrapa Agropecuária Oeste em experimentos de vermicompostagem e substratos para mudas, apresentará programas em olericultura (ramo da horticultura) em visitas a produtores rurais da região de Dourados e Campo Grande, onde há programas de incentivo à produção orgânica em parceria com Sebrae, Agraer e Prefeitura de Campo Grande. O pesquisador Ivo também apresentará as pesquisas realizadas na área de horticultura orgânica pela Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ) e Embrapa Hortaliças (Brasília/DF).
Projeto de cooperação
A capacitação faz parte do projeto “Técnicas para a Diversificação das Atividades Agropecuárias para Agricultura Familiar no Paraguai”, dentro do acordo firmado, em 2009, pelos governos brasileiro e paraguaio. A solicitação de cooperação técnica foi realizada pelo Ministério de Agricultura e Pecuária do Paraguai. A instituição brasileira designada para executar o projeto, no Brasil, foi a Embrapa, e no Paraguai foi a Direção de Investigação Agropecuária. O governo brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) pertencente ao Ministério das Relações Exteriores, assim como o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, são as instituições que coordenam a parceria.
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Criminoso que participou de assassinato em briga generalizada foi morto em confronto com a polícia
O outro indivíduo envolvido no crime permanece foragido, embora também tenha se ferido durante a perseguição
PL que cria Programa Municipal da Pessoa com Câncer será discutido na próxima terça-feira
Se aprovada, a lei estabelecerá princípios e objetivos essenciais à proteção dos direitos da pessoa com câncer e à efetivação de políticas públicas de prevenção e combate ao câncer
Pedestre morre após ser atropelado por motorista de carreta que foge em Três Lagoas
Vítima chegou a ser socorrida na madrugada dessa sexta-feira (1º)
Com 561 votos, chapa ‘Por um Sinpol mais Forte’ vence eleição para diretoria em MS
Nova diretoria assume liderança do Sinpol-MS na gestão de 2025 a 2028
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.