Engenheiras agrônomas do Paraguai recebem capacitação da Embrapa

A Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) está recebendo duas engenheiras agrônomas do Paraguai, Naifa Izail Arza e Beatriz Gomes, para capacitação em pesquisa de produção orgânica de hortaliças, de 18 a 29 de julho. As visitantes foram recepcionadas pelo chefe-geral da Unidade, Fernando Mendes Lamas, pelo pesquisador e articulador internacional Rômulo Penna Scorza Júnior e pel…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) está recebendo duas engenheiras agrônomas do Paraguai, Naifa Izail Arza e Beatriz Gomes, para capacitação em pesquisa de produção orgânica de hortaliças, de 18 a 29 de julho.

As visitantes foram recepcionadas pelo chefe-geral da Unidade, Fernando Mendes Lamas, pelo pesquisador e articulador internacional Rômulo Penna Scorza Júnior e pelo pesquisador Ivo de Sá Motta, que é o orientador da capacitação.

As engenheiras agrônomas fazem parte do Instituto Paraguayo de Tecnologia Agraria (IPTA), instituição que tem a missão de desenvolver e difundir tecnologias de produção agropecuária. Segundo Naifa, com a vinda à Embrapa Agropecuária Oeste, elas pretendem absorver conhecimentos sobre sistemas agroecológicos de produção de hortaliças para desenvolver a tecnologia em seu país.

Para isso, foi desenvolvida uma programação em que pesquisador Ivo fará a fundamentação sobre horticultura orgânica, mostrará pesquisas da Embrapa Agropecuária Oeste em experimentos de vermicompostagem e substratos para mudas, apresentará programas em olericultura (ramo da horticultura) em visitas a produtores rurais da região de Dourados e Campo Grande, onde há programas de incentivo à produção orgânica em parceria com Sebrae, Agraer e Prefeitura de Campo Grande. O pesquisador Ivo também apresentará as pesquisas realizadas na área de horticultura orgânica pela Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ) e Embrapa Hortaliças (Brasília/DF).

Projeto de cooperação

A capacitação faz parte  do projeto “Técnicas para a Diversificação das Atividades Agropecuárias para Agricultura Familiar no Paraguai”, dentro do acordo firmado, em 2009, pelos governos brasileiro e paraguaio. A solicitação de cooperação técnica foi realizada pelo Ministério de Agricultura e Pecuária do Paraguai. A instituição brasileira designada para executar o projeto, no Brasil, foi a Embrapa, e no Paraguai foi a Direção de Investigação Agropecuária. O governo brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) pertencente ao Ministério das Relações Exteriores, assim como o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, são as instituições que coordenam a parceria.

Conteúdos relacionados