As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade acontecem nos dias 28 e 29 deste mês. O Exame será constituído de quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. 
Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da , 14.118 reeducandos realizarão das provas em todo o País. Em Mato Grosso do Sul foram 595 inscritos, destes 557 são custodiados pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), 12 internos do Presídio Federal de Campo Grande e 26 jovens que cumprem medidas socioeducativas.
MS é sexto estado com maior número de inscritos, ficando atrás de São Paulo (6.878), Rio Grande do Sul (934), Paraná (879) (797) e Espírito Santo (762). 
Na Capital, o Exame será realizado no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (EPJFC), Instituto Penal de Campo Grande (), Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ) e Centro de Triagem “Anísio Lima” (CT). 
As provas também serão aplicadas em unidades penais de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Dois Irmãos do Buriti, Jateí, Jardim, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas. 
A Penitenciária Harry Amorim Costa (Phac), em Dourados, foi a unidade que reuniu o maior número de inscrições de internos para participação no Enem Prisional 2011 no Estado, com 83 reeducandos, seguida pelo EPJFC com 80 e o IPCG com 54. 
Provas e horários 
No dia 28 de novembro serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A aplicação do exame terá início ao meio dia e termina às 16h30 (horário local). 
As provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias serão realizadas no dia 29, a partir das 12h, com encerramento às 17h30, também levando em consideração o horário de Mato Grosso do Sul. 
      De acordo com o Inep, o Enem prisional tem um enfoque diferenciado do Exame realizado paras demais pessoas, tendo em vista que objetiva principalmente a certificação de conclusão do Ensino Médio.