Corumbá sedia este mês o 26º Encontro Estadual de Alcoólicos Anônimos de Mato Grosso do Sul. A expectativa é reunir pelo menos 600 representantes dos 55 grupos do AA do Estado, além de integrantes da chamada “irmandade” nos países da Bolívia e Paraguai, durante os dois dias de palestras e discussões no Centro de Convenções Miguel Gomez, no Porto Geral.

Para os dias 12 e 13 de março – sábado e domingo, respectivamente – estão previstas palestras; grupos de trabalho e reunião aberta ao público. A abertura oficial, marcada para 14h30 do sábado, contará com uma palestra que vai abordar o tema central do encontro: “Liderança em AA sempre uma necessidade vital”. Depois acontecem as reuniões internas dos grupos de trabalho, quando serão elaborados relatórios sobre o trabalho do Alcoólicos Anônimos.

Ainda no sábado, dia 12, às 20 horas, o Encontro Estadual promoverá uma reunião de informação ao público, quando profissionais de diversas áreas, que atuam em parceira com os AA’s vão relatar o que é a instituição; como é o trabalho e dois integrantes vão contar a experiência de vida após frequentarem a irmandade. No domingo, 13, a programação prossegue no Centro de Convenções das 08h às 12 horas.

De acordo com a organização do 26º Encontro Estadual de AA de MS, as palestras são gratuitas e abertas ao público. A inscrição, no valor de R$ 25, dá direito a participação nas refeições e no churrasco de encerramento.

O Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. O único requisito para tornar-se membro é o desejo de parar de beber, não há taxas ou mensalidades.

O alcoolismo, do ponto de vista médico, uma doença crônica caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool. O usuário torna-se progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a bebida lhe é retirada. É uma doença reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que pode ser fatal.

Fundado nos Estados Unidos em 1935, atualmente o Alcoólicos Anônimos mantém atividades em 150 países. No Brasil a irmandade chegou em 1947. Em Mato Grosso do Sul entrou em atuação em 1973, ainda no Mato Grosso Integrado. A primeira unidade do AA em Corumbá foi instalada em 1974. Hoje são três grupos em Corumbá e um em Ladário.

O Grupo Corumbá está sediado na rua 15 de Novembro, 1007, sede da Associação dos Ex-Combatentes; o Grupo Sagrado fica na rua Dom Aquino Correa, 524, e o Grupo Dom Bosco, que funciona nos fundos da Igreja Dom Bosco. O Grupo Ladário fica na rua Comandante Souza Lobo, nos fundos do Santuário Nossa Senhora dos Remédios.

Além das unidades do AA em Corumbá, a Prefeitura oferece serviço de tratamento – com equipe especializada – no Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS ad), que funciona na rua Cabral, 1208, entre as ruas Sete de Setembro e Quinze de Novembro, das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira. Maiores informações sobre o 26º Encontro Estadual podem ser obtidas nas sedes locais do AA