Pular para o conteúdo
Geral

Encontro discute ações para enfrentamento da exploração sexual

Corumbá sediou nesta sexta-feira (11) um encontro estadual promovido pelo Comitê de Enfrentamento da Violência e da Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso do Sul (Comcex-MS) e o Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável Centro Oeste (IBISS|CO) que discutiu o tema “As margens dos direitos: o impacto das atividades fluviais na […]
Arquivo -

sediou nesta sexta-feira (11) um encontro estadual promovido pelo Comitê de Enfrentamento da Violência e da Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso do Sul (Comcex-MS) e o Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável Centro Oeste (IBISS|CO) que discutiu o tema “As margens dos direitos: o impacto das atividades fluviais na vida de crianças e adolescentes”.

Realizado no Hotel Gold Fish, o evento reuniu 25 instituições governamentais e não governamentais da cidade; membros da rede de proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes; além de representantes de diversos segmentos ligados à infância e juventude da região Centro Oeste, somando um total de 70 participantes.

“Corumbá foi escolhida para ser sede deste colóquio porque é uma cidade estratégica. Ela fica situada entre a fronteira com a Bolívia, entre o estado de Mato Grosso e possui um grande destaque no cenário turístico, que tem como base principal o transporte fluvial. Todo esse cenário constitui o enfoque do encontro, que é discutir o impacto das atividades fluviais na vida de crianças e adolescentes”, explicou ao Diário Tânia Regina Comerlato, coordenadora Colegiada do Comcerx-MS.

A coordenadora informou ainda que a reunião definiu um documento que até maio deverá estar à disposição de toda a sociedade. “Até maio de 2011, deverá sair o relatório final da pesquisa e este relatório estará disponível a toda a sociedade. Esse relatório reunirá os principais dados não só de combate, mas também de prevenção e cabe, depois aos órgãos governamentais se utilizarem destes dados a fim de fomentarem as políticas públicas de conscientização e combate”, disse.

“Esse encontro faz parte de uma pesquisa do Comcex sobre as atividades fluviais relacionadas ao turismo e direitos sexuais das crianças e adolescentes. Por isso que esse colóquio inclui além de Corumbá, representantes de todo o Centro-Oeste. Nossa ideia é fazer um levantamento de todas as comunidades ribeirinhas, para que possamos então, envolver as políticas públicas a fim de estabelecer atividades de força de combate à exploração nessas regiões”, frisou Tânia.

Além da análise da situação e troca de experiências, os participantes tiveram no colóquio um espaço para expor sugestões que permitissem enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento também contou com a apresentação da pesquisa realizada pelo “Projeto de Fortalecimento do Comcex-MS”, que fez um mapeamento das dinâmicas de exploração sexual de crianças e adolescentes na região da fronteira fluvial do Estado.

“Receber um evento deste porte é muito enriquecedor, pois sabemos que não somente nossa cidade, mas toda a área que envolve o turismo e o Pantanal possuem esse combate contra a exploração das crianças e adolescentes. As autoridades locais sabem dessa situação, que muitas pessoas se utilizam do tráfego fluvial para a promoção da exploração, haja visto que esse é meio vulnerável. As crianças e adolescentes que moram em áreas ribeirinhas, e encontram em situações de vulnerabilidade, facilitando assim a ação criminosa de exploração. O cenário de nossa cidade ganha com este colóquio mais um amparo na luta da exploração”, frisou Cristiane Sant’ana, representante do Fórum Permanente de Entidades Não Governamentais de Corumbá e .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cepol

Homem é espancado por grupo com barra de ferro e socorrido com traumatismo craniano em Campo Grande 

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Últimas Notícias

Polícia

Polícia investiga abuso contra menina após descoberta de caderno em casa de MS

Família se mudou de cidade e caderno foi deixado para trás

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Kassab já articula lançar Tarcísio candidato a presidente pelo PSD, com Ciro Nogueira de vice

Próprio Kassab disputaria o Governo de São Paulo

Bastidores

[ BASTIDORES ] Tarifaço sobrou até para Napoleão Bonaparte

Parlamentar comparou situação com relação de Dom João VI e líder francês

Polícia

Filhotes de cachorro são resgatados após serem abandonados em cova de cemitério em MS

Foram resgatados 13 filhotes de cachorro