Nos dias 28 e 29 de junho, a Fecomércio MS, em parceria com a CNC – Confederação Nacional do Comércio- e MS, promove um evento para empresários interessados em saber mais sobre as inovações digitais no mundo dos negócios e os impactos diretos nas transações comerciais. O Empreendedorismo Digital 2011 conta com palestrantes renomados que vão falar sobre temas como certificação digital, nota fiscal eletrônica e o e-commerce.

“Nosso objetivo é auxiliar as empresas a entender e também se beneficiar das novas tecnologias que estão sendo disponibilizadas”, comenta o presidente da Federação, Edison Araújo. “O comércio eletrônico teve seu melhor natal em 2010, com 40% de vendas a mais em relação a 2009. É uma realidade que não ignoramos e que precisamos aprofundar as discussões sobre o assunto”.

Composto por palestras, workshops e rodada de negócios, o Empreendedorismo Digital vai sensibilizar os empresários para as transformações sociais e tecnológicas, mostrando a importância do conhecimento técnico e da visão empreendedora no universo digital. O Ciclo 2011 orientará os empresários sobre a certificação digital e os benefícios de sua utilização, a importância da visão empreendedora e os riscos e prejuízos do consumo de produtos piratas, tanto para os negócios quanto para os consumidores. ”Nesse contexto digital precisamos falar das potencialidades desse negócio e também sobre pirataria, crimes na internet e a informalidade no comércio de bens e serviços”.

Programação

Na terça-feira (28/6), a partir das 19 h, o consultor José Dornelas aborda o tema Empreendedorismo: cenário brasileiro. Dornelas é um dos nomes mais respeitados no cenário brasileiro em assuntos sobre empreendedorismo e plano de negócios.

Nessa noite, às 20h50, o IF – Instituto Fecomércio MS faz o lançamento do Estudo sobre a Competitividade nos setores Comércio, Serviços e Turismo, levantamento realizado em parceria com o Sebrae MS. Os dados vão servir para empresários usarem como ferramentas na busca por conhecimentos e inovações para melhorar o próprio empreendimento.

No dia 29 (quarta-feira), às 13h30, o representante da CNC no Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual, Natan Schiper, faz palestra sobre A Pirataria na Era Digital.

Na sequência (14h30), consultores da Mastermaq Software fazem palestra Aprenda a utilizar a NF-e. Às 15h30, os consultores da Certising abordam o tema Conheça a Certificação Digital e, a partir das 16h30, o assunto a ser discutido é Como se proteger contra fraudes digitais no contexto da nota fiscal eletrônica.

No período da noite, após 19h, é a vez do consultor Roberto Dias Duarte falar sobre Sped – uma visão empresarial. Roberto Duarte atua há 21 anos em projetos de gestão e tecnologia. Às 19h30, o consultor em políticas e estratégias de informação, informática e inovação, Sílvio Meira, inicia palestra sobre Inovação e Empreendedorismo.

Para o presidente da Fecomércio, Edison Araújo, o Workshop será a oportunidade para empresários, estudantes e demais interessados no assunto saberem mais sobre o fisco digital como processo de adequação empresarial onde há possibilidades de ganho de competitividade, redução de custos e melhorias de processo. “Queremos que nossos empreendedores estejam mais orientados sobre a certificação digital e os benefícios de sua utilização. É uma realidade que está aí e que devemos encarar com profissionalismo, método e responsabilidade”.