Geral

Embrapa realiza palestras para melhorar desempenho da agricultura

A Embrapa Agropecuária Oeste, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi convidada a realizar palestras, juntamente com outras instituições, no mês de abril, em duas cidades de Mato Grosso do Sul: Paranhos e Laguna Carapã. Em Paranhos, duas palestras serão realizadas no 1º Dia de Campo do Assentamento Vicente de Paula, Lote […]

Arquivo Publicado em 22/03/2011, às 00h51

None

A Embrapa Agropecuária Oeste, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi convidada a realizar palestras, juntamente com outras instituições, no mês de abril, em duas cidades de Mato Grosso do Sul: Paranhos e Laguna Carapã. Em Paranhos, duas palestras serão realizadas no 1º Dia de Campo do Assentamento Vicente de Paula, Lote 14 (Sìtio do Moisés), em Paranhos, MS, no dia 02 de abril. 


Em Laguna Carapã, a Unidade participará da 10ª edição do Concurso Balde de Ouro de Produtividade de Leite. O concurso será entre os dias 28 e 30, mas a data de participação da Embrapa está sendo definida.  “Queremos que a Embrapa traga algo de novo em tecnologia. Li na imprensa sobre o trabalho da empresa na Jornada do Produtor Rural em Bataguassu e isso chamou nossa atenção”, diz João Batista Ramos, assessor técnico na Secretaria de Agricultura e Pecuária de Laguna Carapã.


Público-alvo: agricultores familiares


O evento em Paranhos, uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura , acontece das 08h30 às 16h no dia 02 de abril, com apoio da Embrapa Agropecuária Oeste, Banco do Brasil, UEMS e Parmesul. Os temas levados pela Embrapa são “Vantagens da renovação de pastagem para a produção leiteira”, assunto que será abordado pelo pesquisador Claudio Lazzarotto e “Custos da renovação de pastagem em agricultura familiar”, pelo analista Euclides Maranho.


“Vimos as necessidades do produtor rural de melhorar suas pastagens. Vamos mostrar ao agricultor que o conhecimento será repassado por profissionais capacitados e por um centro de pesquisa de renome nacional e internacional”, explica Giovani de Moraes Victorianos, técnico em agropecuária e secretário de Agricultura do Município.


De acordo com a Lazzarotto, a intenção da Embrapa Agropecuária Oeste, além de transferir conhecimento em tecnologia durante o evento, é aproveitar o projeto da prefeitura chamado Programa Reforma de Pastagem – Produzir Mais com Menos para estabelecer parcerias com a sociedade organizada e o poder público local para, dessa forma, consolidar a participação da Embrapa no desenvolvimento da agropecuária de Paranhos e região. 


De acordo com Victorianos, 35 produtores aderiram ao programa, que começou em maio de 2010. “Recolhemos amostras de solo, em seguida fizemos a análise, o levantamento dos produtos necessários, e depois recomendarmos os fertilizantes e as correções necessárias. Além disso, a prefeitura entrou com o maquinário”.


Além de Victorianos, a extensão rural do programa também é realizada pelo engenheiro agrônomo da prefeitura e pelo médico veterinário Joel de Moraes. “A participação do presidente do Sindicato Rural de Paranhos, Moacir João Macedo foi de muita importância para implantação do projeto, porque ele mobilizou os agricultores a fazerem parte do Programa”, diz.

Jornal Midiamax