Em seis anos, brasileiro diminui quase 2 kg o consumo de hortaliças
O brasileiro está reduzindo o consumo de hortaliças como tomate, batata e cebola em casa. Na média geral das hortaliças, a redução foi de 1,93 quilo por pessoa entre os anos de 2002 e 2008, quando foram realizadas as edições mais recentes da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O brasileiro está reduzindo o consumo de hortaliças como tomate, batata e cebola em casa. Na média geral das hortaliças, a redução foi de 1,93 quilo por pessoa entre os anos de 2002 e 2008, quando foram realizadas as edições mais recentes da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com base nesses dados, analistas de mercado do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, que trabalham com o setor de hortifrutícolas analisaram também a evolução do consumo de frutas nos lares brasileiros. Neste caso, o resultado é positivo. Houve aumento de 4,38 quilos por pessoa ingeridos em casa, com a laranja e a banana se mantendo como as mais consumidas. Os resultados detalhados desse estudo realizado por Juliana Silveira, Helena Galeskas, Rafael Tapetti e Isabella Lourencini com a coordenação da doutora Margarete Boteon estão na edição nº 103 da revista Hortifruti Brasil, do Cepea (distribuição gratuita).
O consumo de hortaliças por pessoa/ano em casa era de 29 quilos em 2002, mas em 2008 passou a ser de 27,08 kg. A região Sudeste foi a mais representativa nesta queda, reduzindo seu consumo per capita em 4,43 kg/pessoa/ano, totalizando 28 kg/pessoa em 2008. O Centro-Oeste, ao contrário do Sudeste, foi a única região onde o consumo de hortaliças aumentou, 3,38 kg/pessoa a mais, totalizando 26,6 kg/pessoa em 2008.
No caso das frutas, em 2002, a média consumida em casa era de 24,49 kg/pessoa e, em 2008, passou para 28,86 kg/pessoa. Todas as regiões brasileiras tiveram aumento significativo no consumo per capita de frutas, com grande destaque novamente para a região Centro-Oeste, que apresentou elevação de 8,61 kg/pessoa/ano em seis anos. O Nordeste ficou em segundo lugar em termos de crescimento. Na região Sul, que já era e continuou sendo a maior consumidora per capita de frutas, o aumento foi de 5,53 kg/pessoa/ano. O Sudeste é o segundo maior consumidor de frutas no Brasil, porém o avanço no consumo per capita foi menor que nas demais regiões brasileiras, de apenas 2,15 kg/pessoa entre 2002 e 2008.
Analisando o consumo total por faixa de renda, pesquisadores do Cepea constatam que o principal mercado consumidor de frutas e hortaliças é a classe média. Em 2008, esse segmento da população brasileira representava 49% do consumo de hortaliças no Brasil e 48% do consumo de frutas, conforme dados da POF/IBGE.
“É na classe média que se encontra a maior parcela dos brasileiros, o que explica a representatividade dessa classe para o setor. Se levarmos em conta que essa classe segue em ampliação, é provável que em 2011 já seja responsável por mais da metade do consumo de frutas e hortaliças”, avalia Margarete Boteon, coordenadora do estudo.
Notícias mais lidas agora
- BNDES libera R$ 18,5 milhões de crédito para expansão da internet banda larga em MS
- VÍDEO: Motociclista morto na Ernesto Geisel foi arremessado ao bater de frente com carro em Campo Grande
- Homem é assassinado com tiros na cabeça e tórax dentro de carro em Ladário
- Guerra de facções: ‘Tico’ é executado com oito tiros pelo Comando Vermelho; cinco são presos
Últimas Notícias
Durante caminhada no Parque do Sóter, homem é espancado por desconhecido em Campo Grande
Homem correu para se livrar de agressor
[ BASTIDORES ] Compromissados com matérias impopulares
Evento municipalista teve novatos se ambientando
Brasil emerge como novo parceiro para exportações de armas da indústria de defesa dos Emirados Árabes Unidos
O diretor do grupo no Brasil é o ex-secretário de Produtos de Defesa, Marcos Degaut
Mecânico é prensado por caminhão após ‘macaco’ ceder e socorrido desacordado em MS
Caminhão também estava sendo segurado por um pedaço de madeira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.