Os “concurseiros” se dedicam basicamente a passar em concursos e representam tendência entre jovens, que buscam estabilidade e bons salários nos empregos públicos. Em Campo Grande, provas do Concurso dos Correios reuniram centenas de concorrentes neste domingo.

Realizado neste domingo (15), o Concurso dos Correios confirma a tendência entre jovens recém-formados no ensino superior em Campo Grande: se tornarem ‘concurseiros’.

Em frente a um dos locais de prova na Capital, uma universidade na avenida Fernando Correa da Costa, a maioria das pessoas eram jovens. “Já faz um ano que tento concurso, acho que dessa vez vou bem, mas não vou ser chamado. Mas é assim mesmo é um processo demorado”, simplifica Rildo Xavier, recém-formado em direito, enquanto esperava o gabarito da prova.

A média deste concurso dos correios foi de 121,91 candidatos por vaga. Porém, a concorrência não parece espantar os novos ‘concurseiros’.

“Acho que desta vez só passo por milagre, mas estou me preparando há algum tempo e vou continuar neste caminho”, relata a administradora Francielle Guenka, de 26 anos.

A opinião geral, mesmo antes da correção com o gabarito da prova, é que o concurso deste domingo não foi difícil, porém a concorrência faz com que o candidato praticamente gabarite a prova.

Para o jornalista Alcindo Rocha, 29, a prova estava relativamente difícil, porém a maior dificuldade é que em sua área foram disponibilizadas somente duas vagas.

“A prova do Cespe é sempre complicada, temos que nos atentar muito”, relatou Alcindo, se referindo à metodologia do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), que preparou a prova do Consurso dos Correios.

Pelo sistema adotado nos concursos do Cesp, cada resposta errada anula uma certa, o que faz os concurseiros só responderem no gabarito oficial quando realmente possuem certeza.

O total de inscritos neste concurso foi de 1.120.393, que serão selecionados para 9.190 vagas para cargos de níveis médio e superior. Os salários variam entre R$ 807,29 e R$ 3.211,58.