A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou neste sábado, 400 profissionais da área para o “dia D” da segunda etapa da Campanha contra Poliomielite e Campanha de Seguimento Contra Sarampo 2011. A mobilização teve o apoio do Exército, Rotary Club e do Shopping Avenida Center.

De acordo com o setor de Imunização da Secretaria de Saúde, a vacina contra sarampo e poliomielite está disponível em todas as unidades de saúde e no PAM, sendo eu a campanha contra a poliomielite segue até dia 19 e contra o sarampo até dia 14 de setembro.

Contra a poliomielite, a meta da Secretaria de Saúde de Dourados é vacinar 95% crianças menores de cinco anos. No total são 15.400 crianças. Em relação ao sarampo, a meta é vacinar 95% das crianças de um a menos de sete anos, no total de 17.480.

De acordo com a responsável pelo setor de Imunização, Carla Cristina Ribeiro da Silva, a criança pode receber a dose contra paralisia infantil mesmo que já tenha tomado a vacina anteriormente. Só há contraindicação é se a criança estiver com febre acima de 38ºC, vômito ou diarreia.

O Ministério da Saúde decidiu fazer a campanha contra o sarampo para evitar a ocorrência de casos importados na população vacinada e futuros surtos da doença. Desde 2000 não havia circulação autóctone de vírus do sarampo no país. No entanto, até abril de 2011 foram registrados dez casos importados.

A Campanha contra o sarampo é realizada com a vacina Tríplice Viral, que imuniza também contra caxumba e rubéola.