O Desafio da Paz teve dois vencedores neste domingo: o fundista Franck Caldeira e a população do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro. O atleta completou o acidentado percurso de 4,85 quilômetros entre as duas comunidades, que em novembro de 2010 serviu de rota de fuga para traficantes, em 16m03s e faturou a premiação de R$ 6.000 destinada ao vencedor da elite masculina. Já os moradores tiveram a oportunidade de participar e receber um evento que elevou a auto-estima da região.

– Não foi uma vitória apenas especial. Foi fantástico. Há seis meses o que prevalecia aqui era a violência e hoje temos a paz. Em pouco mais de 15 minutos de prova, vi que existe coração e alma nas pessoas. Isso é que tem que ser preservado. Foi dada a largada para que as pessoas aproveitem mais esse lugar especial a partir de agora – disse, emocionado, o vencedor da prova.

A segunda colocação ficou com José Rodrigues da Fonseca, que terminou a prova em 16m26s, enquanto Valério de Souza Fabiano chegou em terceiro, com a marca de 16m48s.

Queniana vence entre as mulheres

Entre os mil competidores, moradores da comunidade também fizeram bonito e completaram o percurso. Medalhista olímpico nos Jogos de Atenas-2004, Vanderlei Cordeiro de Lima, padrinho do evento, completou o trajeto em 19m20s.

No feminino, a queniana Ednah Nukhwana cruzou a linha de chegada em primeiro com o tempo de 19m57s. Em segundo e terceiro lugares, duas brasileiras: a catarinense Márcia Narloch correu a distância em 20m30s, enquanto Gisele Barros correu a prova em 20m59s.