Eliminado do Mundial, nadador de MS que venceu Phelps explica: ‘a cabeça pesou’

O campo-grandense Leonardo de Deus, de 20 anos, foi a grande surpresa da eliminatória dos 200 m borboleta do Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai ao cravar a segunda melhor marca (1min55s55) entre os 16 concorrentes. Pressionado pelo excelente resultado, o jovem nadador admitiu ter ficado nervoso na semifinal, não conseguindo repetir o bom desempenho […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O campo-grandense Leonardo de Deus, de 20 anos, foi a grande surpresa da eliminatória dos 200 m borboleta do Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai ao cravar a segunda melhor marca (1min55s55) entre os 16 concorrentes.

Pressionado pelo excelente resultado, o jovem nadador admitiu ter ficado nervoso na semifinal, não conseguindo repetir o bom desempenho da prova anterior. Resultado: acabou em 13º na classificação geral, o que o deixou fora da grande final em seu primeiro Mundial.

“De manhã (horário da China, durante a eliminatória) estava mais relaxado. Foi difícil passar da manhã para a tarde, fiquei muito ansioso e não consegui dormir. Esperava nadar melhor, mas infelizmente a cabeça pesou um pouco. Entrei muito nervoso, já querendo dar resultado. Isso pesou um pouco”, explicou o nadador, que saiu de Campo Grande aos cinco anos de idade.

Durante a manhã (horário local, madrugada no Brasil), Leonardo de Deus não escondeu a empolgação ao fazer um tempo melhor do que o do multicampeão olímpico Michael Phelps. Tanto que prometeu “ir para cima” do consagrado nadador americano se chegasse à final.

Entretanto, na semifinal, Leonardo piorou seu tempo da eliminatória em fatais dois segundos (de 1min55s55 para 1min57s58). Após a eliminação, o brasileiro explicou que o fato de não ter se poupado nas preliminares não foi um erro de estratégia.

“Dei 100% na eliminatória, não poupei nada, pois não sabia até onde poderia chegar. Mas à tarde, senti já no aquecimento que estava um pouco mais duro, mais pesado. Mesmo assim, tentei manter a cabeça no lugar, pensando em melhorar, mas não deu”, lamentou.

Leonardo nasceu em Campo Grande em 1991, mas mudou-se em 1996 para Belém (PA), onde teve seu primeiro contato com a natação. Recentemente, disputou o Pan-Pacífico em Irvine, na Califórnia (EUA), e ganhou a final B nos 200 metros borboleta. De quebra, fez o décimo sétimo tempo do ranking Mundial da Fina (Federação Internacional de Natação). (Com informações do Portal Terra)

Conteúdos relacionados