A Eletrobras apresentou hoje (21) sua proposta ao governo português para a compra de 21,35% das ações da estatal Energias de Portugal (EDP). A oferta é dividida em três segmentos: financeiro, planos de investimentos e governança. Segundo a assessoria de imprensa da estatal, os termos não podem ser divulgados devido ao acordo de confidencialidade assinado pela empresa e o governo de Portugal.

O presidente da Eletrobras, José Carvalho da Costa Neto, disse que a proposta apresentada pela empresa é muito competitiva. Segundo ele, as duas empresas possuem sinergias estratégicas importantes como os investimentos em fontes renováveis de energia. Ele acredita que uma participação significativa na empresa portuguesa permitiria à Eletrobras dar um salto no seu processo de internacionalização com a entrada nos mercados norte-americano e europeu.

A Eletrobras e a EDP já são sócias em empreendimentos no Brasil, como as usinas Lajeado e Peixe Angical, ambas no Tocantins. Costa Neto reuniu-se com o alto comando da EDP em Lisboa há duas semanas para tratar da negociação.