Rick Perry se mantém na primeira posição entre os candidatos republicanos para disputar as eleições presidenciais nos Estados Unidos, aponta uma pesquisa da rede de TV CNN divulgada nesta segunda-feira. Mas seu principal rival, Mitt Romney, estaria melhor situado em um duelo hipotético contra o atual presidente, Barack Obama.

Apesar de sua atuação ter sido criticada nos últimos dois debates, o governador do Texas tem 28% de apoio entre os republicanos, enquanto 21% apoiam Romney como candidato conservador para lutar contra Obama pela Casa Branca.

O ex-presidente da Câmara dos Representantes Newt Gingrich e o congressista pelo Texas Ron Paul estão em terceiro e quarto lugares, com 10% e 7% de apoio, respectivamente.

No cara a cara contra Obama, Romney se sairia melhor. Em uma hipotética disputa com Romney, Obama teria 49% de apoio, contra 48% para o primeiro. Contra Perry, o presidente americano teria 51% de apoio, contra 46% para o primeiro.

Realizada neste fim de semana, a pesquisa ouviu 1.010 adultos, entre eles 447 republicanos e independentes, que se inclinam para o lado republicano.