Egípcio lidera interinamente al-Qaeda após morte de Bin Laden, diz analista

O egípcio Saif al-Adel estaria liderando interinamente a rede terrorista da al-Qaeda após a morte de Osama bin Laden, segundo Noman Benotman, ex-aliado do terrorista saudita e hoje especialista de um instituto britânico. Saif al-Adel deve ficar à frente da rede até que Ayman al-Zawahri seja, como esperado, apontado sucessor de Bin Laden, morto em […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O egípcio Saif al-Adel estaria liderando interinamente a rede terrorista da al-Qaeda após a morte de Osama bin Laden, segundo Noman Benotman, ex-aliado do terrorista saudita e hoje especialista de um instituto britânico.

Saif al-Adel deve ficar à frente da rede até que Ayman al-Zawahri seja, como esperado, apontado sucessor de Bin Laden, morto em 2 de maio no Paquistão em uma ação militar americana.

Segundo autoridades americanas, o egípcio é um dos principais chefes militares da rede, e teve atuação nos ataques contra as embaixadas americanas no Quênia e na Tanzânia em 1998. Ele também criou campos de treinamento de terroristas no Sudão e no Afeganistão nos anos 1990.

Não houve confirmação da informação que, segundo Benotman, foi obtida baseada no seu contato com militantes islâmicos.

Segundo ele, Saif al-Adel não atua como um líder pleno, mas apenas manda nas questões operacionais e militares.

Conteúdos relacionados