Efeito Zico: Iraque sonha com amistoso contra o Brasil em Bagdá
“Um outro Iraque.” Esta é a expressão mais ouvida por Zico e a comissão técnica da seleção nacional nestes quatro dias conversando com moradores de Bagdá e, principalmente, de Erbil, cidade que melhor simboliza o esforço nacional para apagar a imagem ruim deixada pelo ex-ditador Saddam Hussein e a consequente fama de zona de perigo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
“Um outro Iraque.” Esta é a expressão mais ouvida por Zico e a comissão técnica da seleção nacional nestes quatro dias conversando com moradores de Bagdá e, principalmente, de Erbil, cidade que melhor simboliza o esforço nacional para apagar a imagem ruim deixada pelo ex-ditador Saddam Hussein e a consequente fama de zona de perigo em função do terrorismo. Um novo capítulo dessa luta tem a ver com a chegada do Galinho: a federação sonha com a realização de um amistoso com o Brasil, na capital, para mostrar ao mundo o “outro Iraque”.
Atualmente, o país convive com o receio de várias nações em manter relações comerciais e percebeu que o futebol pode reaproximá-lo do resto do mundo. Os novos dirigentes da Federação Iraquiana, que assumiram há cerca de três meses, receberam o apoio do governo e de empresários para demonstrar dentro do campo de futebol um novo modelo de administração política. E o ex-zagueiro Sharar Haydar, de 43 anos, um dos três vice-presidentes da entidade, é a face visível dessa nova era.
– Vivemos uma democracia muito recente. Temos desigualdades sociais em função de tudo o que sofremos, mas o índice de analfabetismo é baixo, e temos ótimas universidades. Nosso povo é alegre e adora o futebol. Estamos vivendo um período de crescimento, precisamos que o mundo saiba disso e retire o embargo ao nosso país – explicou com desenvoltura em inglês aprendido no período de exílio forçado em Londres.
Sharar teve que deixar o país por ter sido o primeiro jogador a desafiar o regime de Saddam Hussein acusando o filho do ditador, Udai, que presidiu a Federação Iraquiana de Futebol, de práticas de tortura e humilhação na década de 1990. Um passado que o incomoda e que ele resume como “parte da história”. Como dirigente, desde 2007 ele preside o Karkh Sports Club e ainda atua na área de comunicação social. E o porta-voz da nova geração iraquiana dá mais detalhes sobre a expressão “um outro Iraque” quando entram Zico e o Brasil na história.
– Nós trouxemos Zico porque ele é um dos melhores e nós gostamos do futebol brasileiro. Sabemos o que ele fez no Japão. Precisamos melhorar a qualidade de nossos atletas para obter resultados e chamar a atenção do mundo. Queremos buscar, com a ajuda de Zico, profissionais brasileiros para todas as divisões de base. E o nosso sonho é um grande jogo entre Brasil e Iraque, em Bagdá, que coloque a nossa capital novamente no mapa do futebol recebendo de volta o respeito internacional – explicou.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.