Começa no dia 21 de novembro o VI Seminário do Programa Educação Inclusiva: direto à diversidade, promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O encontro busca sensibilizar os profissionais do setor educativo e demais setores sociais para o atendimento à diversidade, além de promover ações que viabilizem reflexões sobre a proposta de uma educação inclusiva. Em sua sexta edição, o evento, vai contar com representantes de 12 municípios de Mato Grosso do Sul e acontecerá até o dia 25 no Centro de Convenções do Pantanal.

De acordo com a programação, serão realizadas palestras com o foco no direito de todos à educação. Além de Corumbá, cidade-pólo do evento, participarão representantes de Aquidauana, Douradinha, Porto Murtinho, Miranda, Ladário, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Caracol, Bela Vista, Antonio João, Bodoquena e Bandeirantes. A solenidade de abertura está prevista para as 18h30 do dia 21. Em seguida será realizada uma conferência com o tema: “Incluir na sociedade das diferenças”, com a presença de Giselle Marques de Araujo (doutoranda em Direito,  ex-presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza e ex-secretária geral da OAB/MS).

Para o dia 22, às 7h30, tem a palestra “Dislexia: distúrbio de aprendizagem”, com a ministrante Silvana Araujo de Arruda (fonoaudióloga e gerente de Políticas Públicas da Secretaria de Educação de Ládário). Em seguida, mesa redonda sobre “Práticas escolares e desempenho acadêmico de alunos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)”, com a neuropediatra Ana Teresa Villaça Lotfi juntamente com a pedagoga epsicopedagoga da APAE-Corumbá, Rosa Alice de Vasconcelos e o médico psiquiatra Mauro Sérgio da Silva. A partir das 13h30 será tratado sobre a “Alfabetização e letramento para TODOS”, com a palestrante: Anamaria Santana da Silva (Doutora em Educação/Professora titular da UFMS/Campus Pantanal). O dia encerra com o tema “Corpo e movimento: pré-requisito para a aprendizagem”, com o fisioterapeuta Maximiliano Eduardo Ferreira Santana.

“Bullying e as suas diferentes formas de manifestações” será o tema da palestra ministrada por Silvia Rodrigues (Profa. Me.UFMS/Campus Pantanal) no dia 23 a partir das 07h30. Durante o período da tarde, haverá mini cursos e oficinas sobre “Orientação e mobilidade”, com as professoras do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino: Lucilene da Silva A. de Souza e Camila Pereira Leijoto; “Tecnologia Assistiva – Recursos pedagógicos adaptados”, com a professora Me. AEE/Corumbá – Josilene S. Augusto e a tutora do Curso de Especialização AEE/UFC – Liliane Pinho Almeida; “O brincar, o brinquedo e a educação inclusiva”, com as técnicas da Secretaria Municipal de Educação Neide Leones Pereira e Miriam Bastos Oliveira da Cruz; “Conhecendo a LIBRAS”, professora Intérprete da Rede Municipal de Ensino, Lineise Auxiliadora Amarílio; “Dinâmicas e jogos cooperativos: estratégias para inclusão”, professor Me. UFMS Campus Pantanal – Carlo Henrique Golin e do Supervisor do Núcleo de Ensino Fundamental da REME – Gilson Pacola.

No dia 24, segue a programação com a palestra “O que são e como lidar com os Transtornos Globais do Desenvolvimento?”, com a palestrante Mirella Villa Araujo Tucunduva da Fonseca (graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). À tarde o tema será “Processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual”, com Mirella Villa Araujo Tucunduva da Fonseca. Haverá também informações sobre o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade (2012), pela  coordenadora do programa no município, Rose Zozias. O dia 25 será reservado para o filme e debate “Do luto à luta”, apresentações culturais e entrega de certificados.