Dourados sedia 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, universidades, o Mesa Brasil do Sesc, Embrapa e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), realiza nos dias 1 e 2 de agosto, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, universidades, o Mesa Brasil do Sesc, Embrapa e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), realiza nos dias 1 e 2 de agosto, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

A secretária municipal de Assistência Social, Ledi Ferla, explica que o objetivo é, com apoio da sociedade civil, gestores e colaboradores, encontrar soluções para o município avançar em políticas públicas que proporcionem uma alimentação de qualidade e contribua para o combate à fome.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revelam que em Dourados existem 9 mil famílias pobres e 15 mil que vivem de programas sociais, como Vale Renda, Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada.

Conforme a Defesa Civil, no município são 130 famílias que vivem em extrema pobreza. O encontro servirá também para discutir ações que terão como alvo as famílias em situação de vulnerabilidade social. “A alimentação é um direito humano, portanto, estamos monitorando e vigiando essas famílias que vivem em situação de risco”, observa a secretária.

Programação

A abertura oficial será no dia 1º de agosto, às 19h30, com credenciamento dos participantes, leitura e votação do regimento interno da conferência. O encerramento está previsto para as 20h45.

No dia 2, a partir das 7h30, acontecem as palestras, debates e apresentação dos eixos temáticos. Os três temas de discussão serão os avanços, ameaças e perspectivas para efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e a soberania alimentar; Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Pnsan) e Sistema e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Spnsan).

À tarde, a partir de 12h30, vão ser formados grupos de discussão e eleitos os delegados para a 3ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada nos dias 17 e 18 de agosto na Escola de Saúde Pública em Campo Grande.

No encontro estadual serão definidos os representantes de Mato Grosso do Sul na conferência nacional, que acontece de 7 a 10 de novembro em Salvador, Bahia.

A conferência vai ser realizada no anfiteatro do bloco 10 da Unigran, localizado na rua Balbina de Matos, 2.121 (entrada pela rua Manoel Santiago).

Conteúdos relacionados