Após participar de sua primeira competição do ano no mês passado, o Dourados Rugby se prepara para seu próximo desafio que acontece em casa, no Estádio Douradão.
No sábado (12), a equipe enfrenta o Cuiabá Rugby em uma partida amistosa, que será uma forma de avaliar os atletas do elenco formado em fevereiro deste ano.

“O objetivo principal é analisar os setores da equipe e ver como os jogadores irão se comportar. Isso também vai servir como experiência para muitos que ainda não tiveram a oportunidade de jogar”, explicou Silvio Henrique Coalho, jogador da casa e um dos responsáveis pela organização da partida.

O confronto será realizado às 16 horas, mas antes, as mulheres do Dourados Rugby entram em campo contra a equipe feminina do Campo Grande Rugby, às 15 horas. A entrada é franca.

Rugby
O Rugby, esporte de intenso contato físico, foi criado pelos ingleses e difundido em todo mundo, principalmente na Europa e assim como no futebol, também possui suas variações.

A mais praticada é o Rugby de quinze (quinze em campo para cada lado), em seguida está o league (com 13 atletas) e a sua variação olímpica o rugby-seven (com sete atletas para cada equipe).

Diferente do futebol americano, neste esporte não é utilizado um grande número de equipamentos de proteção. A bola (oval) só pode ser passada adiante com pontapés. Com as mãos, o jogador poderá passar apenas para trás.

No geral, vence a equipe que fizer o maior número de pontos colocando a bola no chão (try) dentro da área de validação da equipe adversária (in-goal), ou atravessando a bola entre os postes por meio de pontapés (conversão, drop kick ou penalty goal).

Três árbitros comandam o jogo, o principal apita dentro do campo e outros dois são os laterais como no futebol.