Neste sábado (24) e neste domingo (25), Dourados sediará o 5° Festival de Taekwondo e a 3° Etapa do Campeonato Estadual 2011, no ginásio do SESC, localisado na Rua Toshinobu Katayama, 178, no centro da cidade. A entrada é franca e são esperados aproximadamente 150 atletas de todo o estado, além da participação confirmada de academias de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã. De Dourados, a academia Jair Amaro, campeã da última edição do Estadual está oirganizando o evento. A academia venceu a última edição do estadual que aconteceu em Ponta Porã, em julho deste ano.

A programação do Festival prevê pesagem e reunião técnica das 16 às 19 horas, hoje, abertura oficial amanhã às 8h30, com atividades até às 17 horas. Serão promovidas competições de luta, defesa pessoal, quebramentos, tae-fit e formas de Taekwondo. Entre os atletas que participarem deste evento será escolhida a seleção estadual (infantil, juvenil, sub-21, adulto e máster) que representará Mato Grosso do Sul nas competições nacionais de 2012.

A academia Jair Amaro de Dourados, sob a supervisão da Federação de Taekwondo do Mato Grosso do Sul, é responsável pela organização do evento. Entre os apoiadores estão a Prefeitura de Dourados, através da Funced (Fundação Cultural e de Esportes), Sesc (Serviço Social do Comércio) e Purificadores Europa.

O ano de 2011 foi de grandes conquistas para o Taekwondo de Mato Grosso do Sul com atletas de várias cidades viajando pelo Brasil, competindo e trazendo medalhas para o Estado. No total foram 16 medalhas conquistadas em campeonatos nacionais, sendo que os atletas de Dourados, Fabio Bento e Gislayne Lima se destacaram na Copa do Brasil, disputada no mês de agosto em Forteleza/CE. Fabio Bento foi vice-campeão na categoria de luta adulto faixa preta até 87 kg, uma das mais difíceis em campeonatos nacionais, e Gislayne Lima foi campeã na categoria master.

Setembro – mês do Taekwondo

O dia mundial do Taekwondo foi comemorado em 4 de setembro, data escolhida porque nesse dia, em 1994, a 103ª sessão do Comitê Olímpico Internacional, na França, incluiu o Taekwondo no programa oficial dos Jogos Olímpicos de Verão. O 5º Festival de Taekwondo é realizado em setembro em Dourados justamente para celebrar essa data.

(Com informações de Assessoria)