Douradina ganha Corredor Ecológico com recursos do Programa Petrobras Ambiental

O município de Douradina foi contemplado com as ações do projeto AMBI (Águas e Matas da Bacia do Ivinhema) desenvolvido pelo IMAD (Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento) que possibilitará a implantação de um Corredor Ecológico. O projeto AMBI conta com recursos do Programa Petrobras Ambiental e além de Douradina abrange os municípios de Dourados, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O município de Douradina foi contemplado com as ações do projeto AMBI (Águas e Matas da Bacia do Ivinhema) desenvolvido pelo IMAD (Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento) que possibilitará a implantação de um Corredor Ecológico.

O projeto AMBI conta com recursos do Programa Petrobras Ambiental e além de Douradina abrange os municípios de Dourados, Jatei, Glória de Dourados, Caarapó, Vicentina e Deodápolis. Estes municípios vão receber esse importante instrumento na luta pela recuperação e conservação ambiental.

No dia 21 de dezembro do ano passado teve inicio o plantio das primeiras dez mil mudas de espécies nativas e exóticas que irão compor o primeiro Corredor Ecológico de Douradina. Para criar o corredor o IMAD adquiriu dois importantes equipamentos.

O primeiro, uma máquina de perfuração que ajuda na escavação dos buracos para a colocação dos mourões das cercas que protegem os Corredores e o segundo uma máquina capaz de abrir covas com até 60 cm de profundidade e nove polegadas de largura, podendo, dessa forma, serem plantadas 380 mudas por hora.

Simultaneamente ao redor da cova são feitas duas coroas que ajudam na retenção de água, conforme informou Sonia Comar, presidente da instituição.

O projeto AMBI é patrocinado pela Petrobrás através de seu Programa Petrobrás Ambiental e visa à proteção dos recursos hídricos por meio da recuperação de áreas degradadas e o estabelecimento de corredores ecológicos principalmente junto aos

agricultores familiares.
O coordenador do AMBI é o professor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Vito Comar, doutor em ecologia e um dos mais importantes ecólogos da região Centro-Oeste.

Conforme Sônia também faz parte do projeto a sensibilização da população dos municípios onde os Corredores são estabelecidos para recuperação e conservação do meio ambiente através da realização de Seminários e reuniões regionais onde as principais dificuldades ambientais são levantadas pelos participantes e discutidas as melhores formas de minimizar os problemas locais.

SEMINÁRIO

No dia três de fevereiro acontecerá o segundo seminário de sensibilização da comunidade local sobre a importância do Corredor Ecológico.

A reunião será durante o dia inteiro no Centro de Múltiplas Atividades e contará com a participação de produtores rurais, estudantes, servidores públicos e pessoas interessadas na preservação do meio ambiente.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados